A pesquisa ao Senado que é um banho de água fria para o PSB e o PT no Rio
Levantamento do Instituto Gerp indicou que a corrida pela única vaga disponível no estado está pendendo mais para os bolsonaristas
O Radar já mostrou que a corrida eleitoral no Rio em torno da única vaga ao Senado disponível tem um congestionamento de caciques, com mais postulantes à cadeira do que chapa para disputar às eleições.
Nas últimas pesquisas eleitorais, o senador candidato à reeleição Romário (PL), que terá o apoio de seus correligionários Jair Bolsonaro e Cláudio Castro, o governador do estado, revezou a dianteira na corrida com o deputado federal Alessandro Molon (PSB), que briga para estar na chapa que será apoiada pelo Lula e o PT no Rio.
O último levantamento para a disputa ao Senado, divulgado nesta sexta-feira pelo instituto Gerp, mostrou, contudo, que neste momento a balança pende mais para o bolsonarismo. É que novos nomes da direita e da centro-direita se apresentaram para concorrer ao cargo, enquanto outros indicados da centro esquerda ainda patinam.
Os números da pesquisa ajudam a entender o cenário. Romário chega a 18% do eleitorado, mesmo percentual de votos obtido por Molon. Na sequência vêm três aliados de Bolsonaro: o ex-prefeito do Rio Marcelo Crivella (Republicanos), com 9%, o prefeito reeleito de Duque de Caxias Washington Reis (MDB), com 7%, e a deputada Clarissa Garotinho (União Brasil), com 6%.
Juntando os votos de Crivella, Reis e Clarissa, o senador Romário consegue em tese bater o seu rival direto. A pesquisa mostrou ainda que Felipe Santa Cruz, que é o nome de Eduardo Paes e do PSD para o governo do estado, teria 4% dos votos se viesse a senador.
André Ceciliano, presidente da Assembleia do Rio e que também briga pelo apoio de Lula, ficou no último lugar, com 1% das intenções apenas. Ele, que é tido como o candidato favorito dos políticos por sua capacidade de articulação, crê que seu nome irá decolar quando Lula começar a pedir voto para seu nome.
A pesquisa ouviu 1.500 pessoas por telefone de 21 a 24 de março. A margem de erro é de 2,58 pontos para mais ou menos e o intervalo de confiança é de 95,5%. A pesquisa foi inscrita no TSE sob o registro RJ 04513/2022.
PF deu de cara com filho de Lula ao cumprir mandado contra ex-nora do presidente
Inmet emite alerta laranja para tempestades em SP e outros três estados nesta quinta, 13
Mendonça pede informações ao governo Lula sobre indicação de mulher negra ao STF
Leandro Lima vai para hospital após ingerir gasolina em casa
PF mira corrupção em ministério do PT e esbarra em ex-sócio de Lulinha e ex-nora de Lula







