Assine VEJA por R$2,00/semana
Radar Por Robson Bonin Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

A impressionante máquina de fazer dinheiro do Flamengo

Estratégia de negócio deve fazer rubro-negro carioca alcançar um faturamento bilionário em 2023

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 1 set 2023, 13h45 - Publicado em 1 set 2023, 12h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Com 177 unidades, o Flamengo tem a maior rede de lojas oficiais de clubes de futebol do mundo. O número deve chegar a 180 até outubro. De Norte a Sul e em Orlando, nos Estados Unidos, os estabelecimentos faturaram mais de 294 milhões de reais, em 2022.

    Publicidade

    “A loja é uma ponta de lança do Flamengo longe do Rio de Janeiro”, diz o Vice-Presidente de Marketing, Gustavo Oliveira.

    Publicidade

    A estratégia começou a tomar corpo a partir da renegociação com o contrato da Adidas no ano passado. O rubro-negro conseguiu acrescentar outras marcas a linha de vestuário como Braziline, Reserva e Thug Nine e expandir o número de lojas.

    “Como todos os produtos, são produtos licenciados, o Flamengo tem uma cadeia enorme de lojas que vendem e no licenciamento eu recebo royalties”, relata Oliveira. 

    Publicidade

    Com isso, o clube recebe um valor fixo pela franquia, mais a porcentagem dos produtos e aumentou, inclusive, as vendas de produtos Adidas, que chegaram a 1,6 milhão de peças.

    Continua após a publicidade

    “Isso foi uma decisão importante de ampliar o número de licenciados para oferecer mais produtos. Em 2018, quase 80% dos produtos oficiais eram vendidos pela Adidas. Hoje, você tem pouco mais de 50%”. 

    Publicidade

    O presidente do clube, Rodolfo Landim, diz que o modelo, com mais capilaridade, é um diferencial do clube carioca em relação às grandes equipes do mundo.

    “Normalmente, eles têm uma ou duas lojas na cidade deles e mais umas nos aeroportos. É o modelo do Real Madrid, do Bayern de Munique. A gente tem 180”, afirma.

    Publicidade

    O crescimento orgânico da receita em marketing tem feito diferença nos cofres do rubro-negro carioca. Mesmo sem a premiação da Copa Libertadores, conquistada pela equipe no ano passado, o clube deve manter um faturamento bilionário. A estimativa neste ano é de faturar 1,2 bilhão de reais.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.