A homenagem da OAB ao relator da Constituinte
Aos 91 anos, o advogado e ex-deputado federal Bernardo Cabral receberá neste ano a maior honraria da Ordem, a Medalha Rui Barbosa
Aos 91 anos, o advogado e ex-deputado federal Bernardo Cabral receberá neste ano a maior honraria da OAB. Trata-se da Medalha Rui Barbosa, entregue pela Ordem apenas uma vez a cada três anos a profissionais que prestaram contribuições significativas à advocacia e ao Estado Democrático de Direito.
Cabral foi presidente nacional da entidade de 1981 a 1983. Eleito pelo Amazonas para a Câmara dos Deputados em 1987, foi o relator-geral da Constituinte. Depois, foi ministro da Justiça no governo Collor e senador pelo Amazonas, de 1994 a 2002.
A entrega da medalha será feita durante Conferência Nacional da Advocacia, que ocorre 27 a 29 de novembro, em Belo Horizonte. Desde 1971, quando foi criada, a honraria foi entregue 20 vezes a nomes como Sobral Pinto, José Afonso da Silva, Paulo Bonavides, Raymundo Faoro, Fábio Konder Comparato e Cléa Carpi da Rocha.
O atual presidente da OAB, o também amazonense Beto Simonetti, foi um dos defensores da escolha de Cabral, o qual disse ser “motivo de orgulho para o Amazonas e para o Brasil”. “Nos tempos em que vivemos, ele é fonte de sabedoria para a democracia”, afirmou o chefe da entidade.