VEJA Mercado | 25 de novembro de 2024.
As bolsas europeias e os futuros americanos são negociados em alta na manhã desta segunda-feira, 25. O governo federal anunciou um novo bloqueio de 6 bilhões de reais do Orçamento público em 2024. A medida foi anunciada na publicação do relatório bimestral de receitas e despesas dos ministérios da Fazenda e do Planejamento. O relatório revela as mudanças nas projeções fiscais do país. Além desse bloqueio, o governo elevou em quase 8 bilhões de reais as despesas previstas com a Previdência Social. Os ministérios ainda esperam arrecadar mais de 17 bilhões de reais entre os meses de novembro e dezembro com as medidas de aumento de arrecadação aprovadas no ano passado.
O grande assunto da semana é a publicação do pacote de cortes de gastos entre hoje e amanhã. Agora vai? O ministro Fernando Haddad acredita que sim, mas não foi a primeira vez que ele estipulou uma data para o pacote. O fato é que as medidas devem economizar cerca de 70 bilhões de reais em dois anos, mas os detalhes ainda são desconhecidos. Um dos pontos mais importante é a eventual trava no aumento real do salário mínimo. Nos mercados, a Petrobras foi o principal destaque na última sexta-feira, quando suas ações subiram 4% depois da publicação de seu plano de investimentos para os próximos cinco anos.
Diego Gimenes entrevista Marco Saravalle, CEO da SaraInvest e diretor da Apimec. O especialista afirmou que ainda é cedo para falar nos impactos negativos do boicote de frigoríficos ao Carrefour, mas que a única certeza até agora é que os acionistas e os consumidores são os mais prejudicados com a história. Saravalle disse que a decisão do agronegócio de suspender o fornecimento de carne bovina ao grupo é corajosa e que espera uma resolução rápida do imbróglio na França. O CEO global do grupo decidiu suspender a importação de carne bovina de países do Mercosul somente para a França depois de pressões de agricultores locais. O VEJA Mercado é transmitido de segunda a sexta, ao vivo no YouTube, Facebook, Twitter, LinkedIn e VEJA+, a partir das 10h.
Ouça o VEJA Mercado também pelo Spotify
Oferecimento de JHSF