Cerca de 73% dos clientes do setor bancário brasileiro têm contas abertas tanto em bancos digitais quanto em tradicionais, ou seja, praticamente três em cada quatro pessoas. A porcentagem de usuários que contratavam serviços apenas de bancos considerados tradicionais — como Itaú, Bradesco, Santander, Caixa e Banco do Brasil — caiu de 55% em 2019 para apenas 13,7% em 2022. Assim, pela primeira vez esse segmento de consumidores se tornou equivalente ao que utiliza apenas bancos digitais — atualmente, 13,5%. Os dados são de uma pesquisa da Math Group, consultoria de marketing e tecnologia.
Também é apontado pelo levantamento que a média de contas bancárias por brasileiro era de 3,5 contas em dezembro de 2020, número que saltou para 5,4 contas no mesmo período de 2022. A maior facilidade para abrir uma conta bancária e a crescente oferta de serviços financeiros por instituições não financeiras são apontados como os principais motivadores da tendência. O Math Group frisa que, no que diz respeito à oposição entre antigas financeiras e as completamente voltadas ao digital, quatro das cinco instituições preferidas dos consumidores ainda são do primeiro grupo, com apenas o digital Nubank como exceção.
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