A cidade de Santos (SP) deve receber quase um milhão de passageiros de cruzeiros na temporada de 2024, que vai do último mês de outubro até maio deste ano, entre embarque, desembarque e navios de trânsito. Se concretizado, o impacto financeiro para o município deve girar em torno de 640 milhões de reais, conforme dados do Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini (Concais) levantados pela Secretaria de Turismo e Viagens de SP. Está prevista a chegada de 15 embarcações em Santos apenas em 2024, pertencentes às marcas MSC Grandiosa, MSC Preziosa, MSC Armonia, Costa Diadema e Costa Favolosa.
O MSC Grandiosa fará sua rota em direção à região Nordeste e Búzios (RJ). O Costa Favolosa tem dois tipos de cruzeiro, um que vai para o Rio de Janeiro e Itajaí (SC) e outro que segue para Argentina e Uruguai. Já o MSC Armonia opera cruzeiros mais curtos por Ilhabela (SP), Búzios e Angra dos Reis (RJ). Voltado a shows à bordo, o MSC Preziosa realiza cruzeiros curtos com festas temáticas e artistas. O Costa Diadema é uma opção rumo ao Rio de Janeiro e a Salvador.
O setor de cruzeiros espera que a temporada iniciada ao final de 2023 e que vai até maio deste ano seja ligeiramente melhor que a anterior. O recorde de cinco bilhões de reais movimentados com 802 mil passageiros embarcados em todo o Brasil deve subir para 877 mil passageiros.
Siga o Radar Econômico no Twitter