Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich
Continua após publicidade

Pressões políticas impedem nomeação de novo presidente da Eletrobras

Tentativa do conselho da Eletrobras de colocar nome interno foi visto como manobra ousada e hostil por alguns integrantes do Palácio do Planalto

Por Machado da Costa Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 14h09 - Publicado em 27 jan 2021, 12h42
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Poucas estatais no país possuem tantos lotes políticos e tão definidos como a Eletrobras. A Chesf, geradora do vale do São Francisco, é comandada historicamente por políticos do Nordeste. Furnas, por Minas Gerais. E a Eletronorte, pela bancada do Norte no Senado. Essa, inclusive, foi criticada publicamente pelo presidente demissionário Wilson Ferreira Jr., na segunda-feira, 25, por ter atrapalhado os planos de privatização da controladora Eletrobras. Pois estes grupos políticos veem na saída de Ferreira a chance de ampliarem suas influências na companhia. Esperam, para isso, a eleição para as presidências da Câmara e do Senado.

    A saída de Ferreira, embora tenha pego os investidores de surpresa, foi planejada e pensada para que, já na segunda, os conselheiros emplacassem o nome do presidente do conselho, Ruy Flaks Schneider. A briga de poder nas casas legislativas poderia abrir uma brecha para que o loteamento da estatal não fosse refeito. Foram barrados pelo Palácio do Planalto.

    Mas engana-se quem acredita que, se o Planalto não tivesse intervindo, isso livraria a empresa da influência política. Na verdade, o Palácio do Planalto viu na manobra algo que beneficiaria em muito o senador Fernando Bezerra (MDB-PE), líder do governo no Senado e pai do ex-ministro de Minas e Energia Fernando Bezerra Filho, antecessor de Bento Albuquerque na pasta. Há quem diga que foi uma manobra ousada e hostil. Assim, ministros palacianos preferiram esperar as eleições.

    + Siga o Radar Econômico no Twitter

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.