A Huawei, multinacional chinesa de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), afirma ter “grande participação” em contratos no fornecimento de soluções e tecnologias como infraestrutura de conectividade, armazenamento e storage para os órgãos públicos municipais, estaduais e federais do país. A companhia não sabe dizer exatamente qual o market share no setor.
Na área da educação pública, por exemplo, a Huawei tem parceria com os estados da Bahia, Rio Grande do Norte, Espírito Santo e Minas Gerais. “Se o governo local não investe em uma boa infraestrutura tecnológica para oferecer serviços públicos para a população, não consegue absorver o melhor que a tecnologia tem, por exemplo, não adianta uma escola ter um Wi-Fi 7 e uma cobertura de rede de até 100MB porque a rede não alcança a velocidade e não atinge o objetivo do ensino de qualidade, mais integrado e tecnológico”, diz Douglas Piller, diretor Regional da Huawei Enterprise Brasil, Departamento de Contas de Governo.
(ATUALIZAÇÃO: Ao contrário do informado anteriormente, a Huawei não possui 60% de participação em contratos públicos. O dado foi informado incorretamente pela própria companhia.)