Assine VEJA por R$2,00/semana
Radar Econômico Por Pedro Gil (interino) Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich
Continua após publicidade

Black Friday deve consolidar alta do e-commerce e ocaso do varejo físico

Fim das aglomerações, falta de caixa e baixo estoque assombram empresários do setor

Por Machado da Costa Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 28 out 2020, 16h52
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Varejistas de lojas físicas estão preocupadíssimos com a aproximação da Black Friday, em 27 de novembro. Eles estão tentando se preparar para o evento, mas enfrentam a falta de estoque, a falta de dinheiro e a dificuldade para colocar promoções na rua num momento em que mal conseguem se sustentar. Três varejistas de lojas de médio porte falaram ao Radar Econômico que nem estão conseguindo pensar muito na data, uma das três principais do varejo, porque estão brigando com shoppings para reduzir o período de abertura das lojas: “as vendas não pagam a abertura de 12 horas”.

    Publicidade

    Por outro lado, as empresas baseadas no varejo online, o e-commerce, estão surfando na crista da onda. Grandes companhias que operam neste segmento viram suas vendas duplicarem, ou até mais do que isso, durante a pandemia. Formaram caixa, estoques, e prometem fazer a maior Black Friday da história. “Previmos uma alta de 20% em relação ao ano anterior”, disse o executivo de uma das líderes do setor.

    Publicidade

    O problema é que o e-commerce não representava 10% de todas as vendas da Black Friday até o ano passado, segundo Pedro Eugênio, um dos empreendedores que trouxeram o evento para o Brasil há mais de uma década. “Estamos falando diariamente com os lojistas, e realmente há um problema para o canal físico”, diz ele. “Algo normal numa Black Friday são aquelas aglomerações, com consumidores agarrando seus produtos. Nenhum empresário, em sã consciência, quer isso para sua loja neste momento de pandemia.”

    + Siga o Radar Econômico no Twitter

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.