Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Por Trás dos Números

Por Renato Meirelles Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Renato Meirelles é pai da Helena, acredita que a Terra é redonda, está à frente do Instituto Locomotiva e, neste espaço, interpreta os números muito além da planilha Excel
Continua após publicidade

“Vocês existem e são valiosos para nós!”

Discurso de Silvio Almeida é a maior guinada histórica nos Direitos Humanos

Por Renato Meirelles 5 jan 2023, 13h51

O ano de 2023 começa com alguma das mais simbólicas mudanças da política brasileira nos últimos anos para a população LGBTQIA+, negros e minorias. Assim como a mudança da mentalidade implantada com Ricardo Salles no ministério do Meio Ambiente para a recém-empossada Marina Silva, a mudança de Damares Alves para Silvio Almeida à frente do ministério dos Direitos Humanos representa a mais drástica guinada na mentalidade e proposta política para a população brasileira que o país já viu.

Em um discurso de posse que emocionou apoiadores e rendeu efusivos aplausos no lotado auditório do Ministério dos Direitos Humanos no último dia 03 de janeiro, o professor, advogado, e filósofo foi claro e direto ao se referir aos segmentos historicamente alvo de racismo e preconceito no Brasil: “vocês existem e são valiosos para nós!”. A frase repetida enfaticamente coroou um discurso cheio de referências a personagens históricos como Martin Luther King, Zumbi dos Palmares, Luiz Gama e Pelé.

Quatro anos atrás, o país via tomar posse na mesma pasta uma ministra que exaltava a ideia oposta: “meninos vestem azul e meninas vestem rosa”, uma simplificação que escondia (e agredia) justamente a população LGBTQIA+ que o atual ministro disse com todas as letras que não serão esquecidos pelas políticas públicas do Estado brasileiro.

A série de polêmicas e episódios, no mínimo, questionáveis envolvendo a então ministra se seguiram até ano passado, desde acusações de tráfico sexual de bebês que se revelaram infundadas, até a tentativa de evitar um aborto em uma menina de 11 anos. Nada impede que a ex-ministra e senadora eleita siga em sua batalha ideológica no Congresso, mas, para alívio da população historicamente recriminada e excluída, esse tipo de polêmica não virá mais do ministério dos Direitos Humanos.

Continua após a publicidade

Por outro lado, temas que tinham ficado relegados na gestão anterior voltarão a estar no centro das preocupações políticas, como o combate ao racismo, a recriação da Comissão de Mortos e Desaparecidos da Ditadura e a proteção aos defensores de Direitos Humanos.

Na semana que começou com a subida de rampa do Palácio do Planalto por Lula acompanhado de representantes da diversidade da população brasileira, a posse do renomado acadêmico negro, disposto a retomar as lutas das minorias, negros, indígenas, população LGBTQIA+, representa a continuidade dessa guinada que o País deve ter em termos de direitos humanos e inclusão. Que o país siga andando para frente nas demandas que importam aos mais necessitados e historicamente prejudicados. Para este colunista, além de um grande amigo, Silvio Almeida representa o que de melhor existe no Brasil.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.