O Carnaval já está virando a esquina e o brasileiro está animado. Neste ano, teremos mais foliões nas ruas em comparação à 2023. Para o leitor ter uma ideia, serão 67,9 milhões de pessoas curtindo, quase 18 milhões a mais do que tivemos no ano passado. Eu mesmo já estou pronto para me juntar e aproveitar a festa de rua em São Paulo. Essa é a força do Carnaval, a mais popular do Brasil e que movimenta bilhões na economia com turismo, alimentação, bebida, entre outros serviços.
Os dados são da pesquisa do Instituto Locomotiva e QuestionPro, que ainda apontam que sete em cada 10 brasileiros planejam gastos extras durante o feriado de Carnaval. Entre os principais estão: alimentação (83%), bebidas não alcoólicas (62%), transporte dentro da cidade (53%), bebidas alcoólicas (51%), ingressos para passeios (44%), fantasias ou adereços para a festa (34%) e ingressos para festas e abadá (32%).
Outro ponto que é confirmado pelo estudo, e que já dá para perceber pela adesão ao Carnaval de rua, é a preferência pela ocupação dos espaços públicos: oito em cada 10 preferem blocos de rua gratuitas. Para quem é da minha geração e que tinha acesso ao glamour dos grandes bailes que eram transmitidos pela antiga TV Manchete, agora pode acompanhar a festa pela janela de casa. E que maravilha poder ver o bloco passar. Agora abre alas, que eu quero passar!