Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Prorrogamos a Black: VEJA por apenas 5,99
Imagem Blog

Pé na estrada

Por André Sollitto Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Viagens de carro para quem ama o caminho tanto quanto o destino

Com 70 anos, Yamaha inaugura era elétrica e amplia portfólio no Brasil

Marca japonesa também comemora 55 anos no Brasil e 40 anos da fábrica de Manaus com o lançamento de modelos elétricos e híbridos

Por André Sollitto Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 10 dez 2025, 08h47 •
  • Em 2025, a Yamaha, tradicional fabricante de motocicletas japonesa, completa aniversário triplo. A divisão de motos faz 70 anos desde sua criação, em 1955, como uma empresa independente. Também faz 55 anos que atua no Brasil – foi a primeira fabricante a se instalar por aqui -, 40 deles produzindo 5 milhões de unidades na fábrica de Manaus. E a marca está aproveitando a data para começar uma nova fase em sua estratégia de sustentabilidade.

    O foco principal é na eletrificação. Neste ano, a empresa lançou no Brasil sua primeira moto elétrica, a Neo’s, apresentada pela primeira vez no final de 2024. Com produção nacional, a motocicleta tem autonomia de 71 quilômetros na versão com duas baterias e custa R$ 35 mil. O mercado de motos elétricas brasileiro ainda é bastante discreto, mas a marca japonesa quer despertar o interesse do consumidor.

    A empresa colocou no mercado ainda a scooter Fluo ABS Hybrid Connected, primeira moto do país com tecnologia híbrida leve. Combina um motor a combustão de 125cc com um motor elétrico auxiliar. Juntos, fazem com que o consumo chegue a 50 km/l. Custa R$ 16.790.

    Na edição deste ano do Japan Mobility Show (o antigo Salão de Tóquio), a Yamaha reforçou a estratégia de eletrificação apresentando alguns conceitos, como o protótipo Tricera, triciclo elétrico de cockpit aberto, e a motocicleta esportiva elétrica leve e compacta Proto BEV. Alem disso, mostrou dois conceitos de eBike personalizáveis, que permitem ao usuário adaptar o veículo ao seu estilo de vida. Uma delas, a versão Bricolage homenageia os 70 anos da Yamaha Motor, com design inspirado na primeira motocicleta da marca, a YA-1, lançada em 1955.

    Y-00B: Bricolage
    Y-00B: Bricolage, e-bike que homenageia a primeira moto da Yamaha, YA-1, lançada em 1955 (Yamaha/Divulgação)

    Também anunciou a eletrificação no segmento náutico. A Yamaha Náutica, divisão que produz jet skis e outros equipamentos, incorporou ao portfólio brasileiro os motores elétricos Torqueedo, que hoje são conhecidos na navegação sustentável por não emitirem gases e pelo ruído reduzido.

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    PRORROGAMOS BLACK FRIDAY

    Digital Completo

    A notícia em tempo real na palma da sua mão!
    Chega de esperar! Informação quente, direto da fonte, onde você estiver.
    De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
    PRORROGAMOS BLACK FRIDAY

    Revista em Casa + Digital Completo

    Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada revista sai por menos de R$ 7,50)
    De: R$ 55,90/mês
    A partir de R$ 29,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.