O músico inglês Thom Yorke, vocalista dos grupos Radiohead e The Smile, abandonou brevemente o palco durante um show solo em Melbourne, na Austrália, após discutir com um manifestante pró-Palestina que estava na plateia. O incidente aconteceu na noite de quarta-feira, 30.
“Quantas crianças terão que morrer para você condenar o genocídio israelense em Gaza? Como pode ficar quieto diante do conflito?”, gritou o manifestante, de acordo com vídeos que circulam nas redes sociais. Irritado, Yorke convidou o homem para subir ao palco e repetir o que havia dito: “Não fique aí parado feito um covarde, venha aqui e diga. Você quer estragar a noite de todo mundo? Ok, você conseguiu, vejo vocês mais tarde”, disse o artista, antes de deixar a apresentação. Ele retornou alguns minutos depois para tocar a última música da noite, Karma Police, sucesso do Radiohead de 1997.
O Radiohead já foi alvo de críticas de movimentos pró-Palestina em 2017, quando tocou na cidade de Tel Aviv, em Israel, apesar dos pedidos de manifestantes por um boicote ao país. Na ocasião, Yorke defendeu a decisão do grupo em um post no X, antigo Twitter: “Tocar em um país não é o mesmo que apoiar seu governo. Tocamos em Israel há mais de 20 anos com uma sucessão de governos, alguns mais liberais do que outros. O mesmo acontece nos Estados Unidos. Não apoiamos Netanyahu, assim como não apoiamos Trump, mas continuamos tocando nos Estados Unidos”, escreveu.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial