Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

O Som e a Fúria

Por Felipe Branco Cruz Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Pop, rock, jazz, black music ou MPB: tudo o que for notícia no mundo da música está na mira deste blog, para o bem ou para o mal
Continua após publicidade

A estratégia de Taylor Swift para se manter no topo das paradas musicais

Cantora deixou discos de Charli XCX e Billie Eilish comerem poeira na disputa pela liderança em vendas

Por Mariana Carneiro 20 jun 2024, 09h00

Desde que lançou o disco The Tortured Poets Department, em 19 de abril, Taylor Swift conquistou o topo de diversas paradas musicais ao redor do mundo. A superestrela está há dois meses no primeiro lugar da Billboard 200, lista de álbuns mais populares nos Estados Unidos, e também impera no Reino Unido, onde alcançou a liderança em vendas pela sexta semana consecutiva.

A supremacia da loirinha, porém, não veio sem luta. Sempre que algum artista ameaça derrubá-la, Swift tira da manga uma edição alternativa do álbum, com faixas bônus, brindes colecionáveis e artes de capa diferentes, a fim de se manter em primeiro lugar. A estratégia tem funcionado, e até o momento, 34 variantes de The Tortured Poets Department foram lançadas. Com mais canções circulando e uma base de fãs ávida por consumir todo o trabalho, as vendas da cantora aumentam significativamente, barrando qualquer outro artista na corrida para o topo.

Foi o que aconteceu na última sexta-feira, 14, quando Swift levou a melhor em uma disputa contra Charli XCX. O novo álbum da britânica, Brat que também é o disco mais bem avaliado de 2024, segundo o Metacritic — estreou em segundo lugar no ranking do Reino Unido, mesmo tendo liderado as vendas no país ao longo da semana. Tudo mudou na noite de quinta-feira, 13, quando Swift lançou mais seis edições de seu álbum. O detalhe sagaz é que tais versões estavam disponíveis para compra apenas no Reino Unido, e por tempo limitado as vendas se encerraram às 23h59 do mesmo dia, momento que marcava o fim da apuração semanal de vendas pela parada britânica.

Em uma postagem nas redes sociais, o time de relações-públicas de Taylor Swift alegou que as edições foram lançadas para celebrar a passagem da turnê The Eras pelo Reino Unido — a cantora havia, de fato, visitado o país com seu mega espetáculo na semana anterior. Mas a explicação não convenceu alguns internautas. “Eu gosto das músicas da Taylor Swift, mas lançar uma versão exclusiva de um álbum de 2 meses atrás só no Reino Unido para evitar que a Charli XCX fique no topo das paradas é um comportamento muito bizarro”, comentou um usuário no X, antigo Twitter. Outros lembraram que essa não foi a primeira vez em que a superestrela lançou variantes de The Tortured Poets Department com um timing perspicaz: em meados de maio, quando Billie Eilish lançou seu terceiro álbum de estúdio, Hit Me Hard And Soft, Swift surgiu com mais seis versões de seu disco. Ela também reabasteceu o estoque de CDs de outras quatro variantes que estavam esgotadas.

Continua após a publicidade

Eilish até tentou revidar na mesma moeda a jovem disponibilizou três edições alternativas de seu álbum exclusivamente para os Estados Unidos, na esperança de conquistar o primeiro lugar na parada da Billboard —, mas não foi páreo para a avalanche de lançamentos de Swift, que seguiu na liderança do ranking. Na ocasião, o empresário de Billie Eilish, Danny Rukasin, republicou e logo na sequência excluiu uma postagem nas redes sociais acusando Swift de “fazer de tudo para impedir que outros artistas brilhem”.

Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

  • Tela Plana para novidades da TV e do streaming
  • O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
  • Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
  • Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.