Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

O Som e a Fúria

Por Felipe Branco Cruz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Pop, rock, jazz, black music ou MPB: tudo o que for notícia no mundo da música está na mira deste blog, para o bem ou para o mal
Continua após publicidade

A cidade que ameaça Goiânia como capital do sertanejo

Londrina, no Paraná, está se destacando no cenário musical nacional após o sucesso estrondoso da cantora Ana Castela

Por Felipe Branco Cruz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 20 ago 2024, 16h32 - Publicado em 20 ago 2024, 16h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Até 25 de agosto, a Festa do Peão de Barretos, em Barretos, no interior de São Paulo, se transformará na capital do sertanejo no Brasil. Mas, quando se pensa neste ritmo musical, é impossível dissociar Goiânia, em Goiás, como o polo da produção das principais composições desse estilo. Nos últimos anos, no entanto, Londrina, no Paraná, vem correndo por fora e já é um dos destinos favoritos dos artistas quando o assunto é a produção musical. A cidade, por exemplo, é berço da dupla Fernando & Sorocaba e o estado é a terra natal dos irmãos Chitãozinho e Xororó, que nasceram na pequena Astorga.

    Com uma tradição econômica de agropecuária, a cidade de Londrina está mudando seu perfil após a instalação na cidade do escritório Agroplay, do empresário Rodolfo Alessi. O escritório ganhou notoriedade nacional ao contratar a cantora Ana Castela, que no ano passado liderou o ranking das artistas mais ouvidas no streaming e nas rádios. O escritório levantou a bandeira do agro e os empresários do ramo compraram a ideia, investindo em artistas do gênero que cantam músicas com letras que exaltam o agronegócio.

    O resultado é que Londrina passou a atrair novas duplas sertanejas e a emplacar as primeiras posições das paradas. Além de Ana Castela, eles também agenciam Luan Pereira, Léo & Raphael, Júlia & Rafaela, entre outros. Todos fazem canções que misturam elementos da música caipira com funk e eletrônica para enaltecer as riquezas do campo. O financiamento, claro, vem do agronegócio, que vê na atividade musical uma maneira de divulgar suas ações.

    Nos últimos meses, o escritório passou a investir também no segmento gospel com o braço AgroPraise. A iniciativa faz sentido. Na Festa do Peão de Barretos desse ano, por exemplo, o show gospel de Deive Leonardo atraiu uma multidão. Ficou justamente a cargo de Ana Castela o primeiro grande lançamento do gênero do escritório, a canção Agradeço. Além dela, outra música que ganhou notoriedade foi Sou Nada, de Thales Belchior. Durante a Festa de Peão de Barretos, aliás, Ana Castela chegou a se emocionar ao assistir ao show gospel de Deive Leonardo. A trinca gospel, sertanejo e agronegócio, aparentemente, tem se mostrado imbatível no gosto dos brasileiros.

    Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.