O cantor Justin Bieber vendeu os direitos de todo o seu catálogo musical para a empresa Hipgnosis Song Capital, por mais de 200 milhões de dólares (cerca de 1,02 bilhão de reais), segundo comunicado divulgado pela empresa. Este é uma das maiores vendas de catálogos musicais por artistas com menos de 70 anos. Nos últimos anos, astros como David Bowie, Bob Dylan e Neil Young já venderam seus direitos.
A venda inclui cerca de 290 títulos lançados antes de 31 de dezembro de 2021. Segundo uma reportagem da revista Variety, as músicas continuarão sendo administradas pela Universal Music a as gravações master continuarão como propriedade da UMG.
Scooter Braun, empresário de Bieber por 15 anos, disse que a decisão da venda veio de Bieber. “Quando Justin tomou a decisão de fazer um acordo de catálogo, rapidamente encontramos o melhor parceiro para preservar e aumentar esse legado incrível”.
Merck Mercuriadis, fundador e CEO da Hipgnosis Song Management, disse: “O impacto de Justin Bieber na cultura global nos últimos 14 anos foi realmente notável. Esta aquisição está entre os maiores negócios já feitos para um artista com menos de 70 anos, tal é o poder deste catálogo incrível que tem quase 82 milhões de ouvintes mensais e mais de 30 bilhões de streams apenas no Spotify.”
Após a apresentação no Rock in Rio, em setembro do ano passado, Justin Bieber apareceu pouquíssimas vezes e adiou todos os shows restantes da sua turnê Justice. O músico revelou sofrer da síndrome de Ramsey Hunt, um vírus raro que causa paralisia facial.