A ação de Gilberto Gil após uso indevido de música por rapper dos EUA
O músico Tyler, the Creator, usou a música 'Duplo Sentido' na campanha publicitária de sua marca de roupas, Golf Le Fleur, sem consultar Gil ou a gravadora

O rapper americano Tyler, the Creator, usou sem autorização a música Duplo Sentido (1973), de Gilberto Gil, em uma gravação de 1976, interpretada por Tetê da Bahia. A faixa foi usada em uma campanha publicitária de sua marca de roupas, Golf Le Fleur, veiculada desde 6 de dezembro. Nem a Sony Music, nem Gilberto Gil foram consultados previamente, nem houve negociação para o uso dos direitos.
Procurada pela reportagem de VEJA, a assessoria de Gil confirmou o caso. “O video Season 2 Golf Le Fleur foi lançado na semana passada e viralizou nas redes sociais do mundo todo, mas não contou com a autorização prévia de Gilberto Gil e tão pouco da Sony Publishing , que administra a obra do autor. O rapper diz ser fã de Gilberto Gil e já ligou para ele para tentar resolver a questão e pediu desculpas pelo uso da música sem autorização oficial”, diz o comunicado oficial. No entanto, a Sony Music, que administra a obra, deverá tomar as providências legais cabíveis.
Nas redes sociais, Gilberto Gil se limitou a republicar o comentário do empresário e produtor brasileiro Evandro Fióti, que diz: “Amo o querido (Tyler, the Creator). Mas ele usou uma música inteira do Gilberto Gil sem qualquer diálogo prévio e negociação de direitos autorais? Não dá pra alegar desconhecimento. Custo a acreditar que, se fosse o contrário, a resolução seria amistosa. Isso não é valorizar o Brasil. Nem os criadores. Espero que tudo se resolva de forma justa e equilibrada. Mas que vacilo”.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
Tela Plana para novidades da TV e do streaming
O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial