Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Noblat

Por Coluna Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
O primeiro blog brasileiro com notícias e comentários diários sobre o que acontece na política. No ar desde 2004. Por Ricardo Noblat. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Celacanto provoca maremoto

O mais celacanto é sem dúvida o Baby Trump

Por Maria Helena RR de Sousa
Atualizado em 20 jul 2018, 14h00 - Publicado em 20 jul 2018, 14h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Quem já sabia ler no início de 1980 com certeza vai se lembrar dessa frase que tomou conta dos muros do Rio de Janeiro e logo se espalhou pelo Brasil. Não queria dizer nada, era altissonante, era gostosa de dizer e provocava uma baita curiosidade.

    Pois “Celacanto Provoca Maremoto” é o que me ocorre dizer ao ouvir ou ler tanto Donald Trump quanto os políticos brasileiros.

    O mais celacanto é sem dúvida o Baby Trump. “O que ele diz não se escreve” é maneira delicada de analisar as falas desse indivíduo que, não consigo compreender, foi eleito presidente dos EUA. Como ele não se responsabiliza nem pelo que diz nem pelo que desdiz, é tudo culpa da Imprensa, fica difícil acreditar em qualquer coisa que ele diga.

    Desde que se encontrou com Vladimir Putin em Helsinki, na segunda-feira 16 de julho, Trump já deu várias versões do que resultou desse encontro. Fechados os dois numa sala na presença apenas de dois tradutores oficiais, ninguém sabe o que acordaram ou o que discordaram. O que se sabe é o que as fotografias revelaram: um Trump encantado ao se ver em tête à tête com o ex-KGB, o competente Putin. Como Trump mal sabe falar, pelos tuites dele podemos ver a diminuta dimensão de seu vocabulário, dá para imaginar como ele se transformou em massinha de modelar nas mãos do russo, um experiente Chefe de Estado.

    Depois de muitas idas e vindas, um disse não disse danado, o fato, ainda não desmentido por Trump, é o convite oficial para Putin visitar os EUA no início do outono no hemisfério norte, portanto antes das eleições americanas de novembro.

    Continua após a publicidade

    Até lá com certeza já conheceremos as muitas versões sobre a vida e a obra de Maria Butina, a espiã ruiva que circulou em altos grupos de Moscou e Washington. Cherchez la femme, como sempre disseram os franceses, parece ser mais verdade do que nunca.

    E aqui, no Brasil, os nossos celacantos?

    Lula, por exemplo, num texto assinado na Folha de São Paulo, pergunta: “Aqueles que não querem que eu fale, o que vocês temem que eu diga? O que está acontecendo hoje com o povo? Não querem que eu discuta soluções para este país? Depois de anos me caluniando, não querem que eu tenha o direito de falar em minha defesa? Fizeram tudo isso porque têm medo de eu dar entrevistas? O que temem?”.

    Tirando a Gleisi Hoffmann, será que ainda há quem acredite que Lula foi caluniado e sentenciado injustamente? Será possível?

    Continua após a publicidade

    E o Bolsonaro que diz que os partidos não se negaram a indicar um vice para sua chapa, que isso é intriga da Imprensa? Precisamos vacinar o Bolsonaro, pois a praga Baby Trump, pelo visto, é contagiosa: tudo é mentira da Imprensa!

    Nem preciso citar os demais candidatos à nossa Presidência… é cada celacanto…

     

    Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa é professora e tradutora, escreve semanalmente para o Blog do Noblat desde agosto de 2005. https://www.facebook.com/mhrrs 

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.