Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Noblat

Por Coluna Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
O primeiro blog brasileiro com notícias e comentários diários sobre o que acontece na política. No ar desde 2004. Por Ricardo Noblat. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Ceará, um caso exemplar do poder das oligarquias

Política de pai para filho, de irmão para irmão, de marido para mulher

Por Ricardo Noblat
Atualizado em 13 ago 2018, 17h52 - Publicado em 13 ago 2018, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A proximidade de eleições escancara por toda parte o domínio da política por grupos familiares, mas o caso do Ceará, pelo menos no momento, é o que mais chama a atenção.

    Ali, um Ferreira Gomes (Ciro) é candidato a presidente. Outro (Cid), a senador. O terceiro (Ivo) é prefeito de Sobral. O quarto (Lúcio), secretário de Estado. O quinto (Lia), candidata a deputada estadual.

    Ciro é irmão de Cid, que é irmão de Ivo, que é irmão de Lúcio, que é irmão de Lia, a caçula. Ciro e Cid já governaram o Ceará. Antes foram deputados, assim como Ivo.

    Os cinco são netos de José Euclides Ferreira Gomes que dá nome ao anexo da Assembleia Legislativa do Ceará, onde foi deputado no início do século passado. A cidade de Sobral é o berço político deles.

    Continua após a publicidade

    Um Ferreira Gomes (Vicente) foi o primeiro prefeito de Sobral em 1890. Outro (José) foi o segundo. Mais um governou a cidade em 1935. Que voltou a ser governada pela família em 1977.

    Pergunte a Ciro, Cid, Ivo, Lúcio ou à estreante Lia se eles se consideram uma oligarquia. Ou melhor: não pergunte. Isso costuma irritá-los. Eles alegam ter vocação para a política, e pronto. Não são os únicos.

    O presidente da Assembleia Legislativa lançou o filho candidato a deputado federal. O prefeito de Fortaleza indicou o irmão para suplente de Cid Gomes, candidato a senador.

    Continua após a publicidade

    A mulher do prefeito de Caucaia é candidata à deputada estadual. O filho do prefeito de Juazeiro do Norte, a deputado federal. O vice-prefeito de Maracanaú é candidato a deputado federal e o filho a estadual.

    Para não parecer birra com o Ceará, registre-se que no Piauí também tem disso. A mulher do governador é candidata à deputada federal. Assim como o filho do presidente da Assembleia Legislativa, no cargo há 14 anos.

    O senador Ciro Nogueira, presidente do Partido Popular (PP), quer se reeleger e eleger a mulher deputada federal. E como teme perder o mandato para a Lava Jato, indicou a própria mãe para suplente dele.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.