Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Neuza Sanches

Por Neuza Sanches Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Negócios, Mercados & Cia
Continua após publicidade

CPMI e o impacto na economia nacional

Empresários e banqueiros ouvidos avaliam o que poderá acontecer a partir da criação de uma comissão no Congresso para investigar os atos de 8 de janeiro

Por Neuza Sanches Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 24 abr 2023, 16h13 - Publicado em 24 abr 2023, 09h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Parecem inevitáveis as chances de o Congresso instalar uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Até mesmo a base de apoio do governo passou a apoiar a ideia, ao mesmo tempo que se articula para tentar controlar os postos-chave da comissão e isolar a ação de grupos bolsonaristas. A temperatura aumentou depois da saída do ministro Gonçalves Dias do Gabinete de Segurança Institucional.

    Na economia, fica a dúvida se essa guinada política no Legislativo vai tirar o foco de pautas consideradas importantes para que o país retome o rumo de um crescimento mais duradouro, como a votação das reformas tributária e administrativa, além da nova âncora fiscal já nas mãos dos parlamentares. Neste ponto, não há ainda um consenso entre empresários e banqueiros.

    “Apesar de existirem sérios motivos para que haja essa CPMI, ela vai complicar a agenda do governo. Sou contra pelo impacto que trará ao Pais. O governo Lula já é um governo politicamente muito frágil, com muitos desafios pela frente e, até agora, sem nenhuma agenda efetiva. Criar essa CPMI pode parar o país por um tempo que não temos”, diz um empresário à coluna. “Cansei de política. Só quero uma política econômica decente para que possamos trabalhar”, completa um banqueiro de São Paulo. “Desnecessária (a CPMI), deixa a Justiça atuar.”

    Entre aqueles que não veem por ora um impacto maior, o argumento é que uma CPMI seria fundamental para o ambiente político. “Claro que sou (a favor da CPMI). É um tema sensível o suficiente para que o Congresso se debruce sobre ele. Tem um ex-ministro preso (Anderson Torres, da Justiça no governo Bolsonaro) por conta disso”, afirma um ex-banqueiro do setor público. “Impacto na economia? Acho que é neutro”, completa ele. Na mesma toada, diz um executivo que participa do conselho de administração de grandes empresas nacionais: “Com os últimos acontecimentos, ficaram muitas perguntas sem respostas. Precisa ter mais transparência”. E completa, se referindo a possível impacto da CPMI na economia nacional: “Uma coisa não deveria afetar a outra. Ficou muito ruim esta falta de transparência, e agora precisa esclarecer de alguma forma, mesmo que com algum custo”. O jogo está só começando.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.