Tudo que você precisa saber sobre o voo de 19 horas, o mais longo do mundo
Trajeto entre Cingapura e Newark, sem escalas, começou a ser feito neste mês e avião não terá classe econômica para oferecer mais conforto aos passageiros

Imagine passar uma, duas, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez, onze, doze, treze, catorze, quinze, dezesseis, dezessete, dezoito… ufa, dezenove ininterruptas horas trancafiado dentro de um avião?
Se você achava que isso era impossível, saiba que desde ontem isso é uma realidade.
Isso porque entrou em funcionamento a rota comercial mais longa do planeta, ligando Cingapura, no sudeste asiático, a Newark, em Nova Jersey, nos EUA. O voo é uma cortesia da maravilhosa Singapore Airlines, que já recebeu diversos prêmios como melhor companhia aérea do mundo. Se você ficou curioso para saber mais detalhes dessa jornada de quase um dia ao redor do mundo, aí vão as respostas para suas dúvidas…
Qual a distância e o tempo exato de voo?
De acordo com a empresa aérea, a distância que será percorrida entre a ilha asiática e Newark será de 16.700 km, o que equivale a cerca de 18 horas e 45 minutos de voo (). É o primeiro voo comercial do planeta a voar mais de 15.000 km de maneira ininterrupta.
Qual a aeronave escolhida para esta rota?
A Singapore Airlines usará o novíssimo Airbus A350-900ULR (ultra-long-range) para fazer o voo. Este avião é capaz de voar quase 18 mil km e 20 horas ininterruptas, sem precisar de reabastecimento. A empresa comprou nada menos que sete aviões como este para fazer a rota Changi-Newark. Atualmente nenhuma outra aeronave tem maior autonomia de voo.
E o que mais ele tem de diferente?
A aeronave foi projetada para oferecer o máximo de conforto aos passageiros que ficarão tanto tempo lá dentro. Justamente por isso o teto da cabine é mais alto, as janelas são maiores, o corpo do avião é mais largo, a cabine é mais silenciosa e a iluminação foi projetada para tentar minimizar os efeitos do jetlag. A qualidade do ar também é melhor por conta da fuselagem de carbono e é possível controlar melhor a umidade na cabine, que ficará na fixa dos 20% (nas aeronaves comum fica em torno de 10%).
Qual será a rota que o avião fará?
A distância entre o aeroporto de Changi e o de Newark é praticamente a mesma, independentemente da rota escolhida: sobre Pacífico ou sobre o Atlântico. Pelo menos no voo inaugural a escolhida foi sobre o Pacífico: o avião passou sobre Taiwan, Japão, Alasca, Canadá até chegar à costa leste dos EUA.
Como é possível sobreviver quase 19 horas na classe econômica?
Não é, hahahaha. Brincadeira!! Mas o fato é que, para oferecer mais conforto aos passageiros, a Singapore não oferecerá classe econômica nesta rota. Os aviões que a farão terão 67 poltronas da classe executiva e 94 poltronas da Premium Economy (foto abaixo). Na executiva, os assentos serão distribuídos em 1-2-1, para que todos os passageiros tenham acesso ao corredor. Já na Premium Economy eles serão em 2-4-2. As poltronas não viram camas como na executiva, mas reclinam cerca de 20 cm e há um apoio para os pés.
Mas tanto tempo trancado num avião não faz mal à saúde?
Bem não faz. Mas é possível minimizar os efeitos prejudiciais à saúde com alguns cuidados que devemos ter em qualquer voo: beber muita água para se hidratar, evitar bebidas alcóolicas e café, tentar caminhar no avião de tempos em tempos, entre outras dicas que você pode ler neste post aqui. Como em geral as cabines são pressurizadas a cerca de 75% da pressão atmosférica normal, é comum que as pessoas se sintam cansadas, tontas ou com dor de cabeça ao voar de avião.
E como se entreter durante 19 horas?
Bem, eu já dei várias dicas para sobreviver a um voo longo neste outro post aqui, mas algumas sugestões são levar um livro interessante, dormir, carregar seu tablet ou computador com aquela série que você está fazendo uma maratona ou simplesmente dormir. Quem não quiser se preocupar com nada disso pode simplesmente aproveitar o KrisWorld, o programa de entretenimento da Singapore que oferece mais de 1.800 opções de entretenimento. São 295 filmes, mais de 475 programas de TV além de mais de 450 CDs diferentes todos os meses. Também há serviço de Wifi a bordo (gratuito para os passageiros da executiva).
E as refeições, quantas serão?
Os passageiros da Premium Economy receberão três refeições durante as quase 19 horas de voo. Já os da executiva (foto acima), que terão uma cama para dormir e possivelmente menos tempo para comer, receberão duas refeições principais.
Qual a frequência dos voos?
Nas primeiras semanas eles serão feitos três vezes por semana. A partir de 18 de outubro, porém, eles passam a ser diários.
E quais os horários de partida e chegada?
Nas primeiras semanas o voo sai de Cingapura às 23h35 e chega em Newark no mesmo dia, às 6h, por conta do fuso horário. No sentido contrário ele sairá de Newark às 10h45 e chegará a Cingapura às 17h30 do dia seguinte. A partir do dia 28 de outubro, porém, os horários mudam. O voo passa a sair de Cingapura à 0h40 e chegar a Newark às 6h30 do mesmo dia. No sentido contrário, sairá dos EUA às 9h45 e chegará a Cingapura às 17h15 do dia seguinte.
Quanto vai custar a brincadeira?
Os preços variam de acordo com a época do ano e com a duração da viagem, mas é possível achar passagens a partir de RS$ 5.088 (ida e volta). Vale lembrar que o preço é da Premium Economy, a classe mais barata disponível para a rota. Na executiva os preços começam em R$ 12.783.
E aí, encara?