Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Modo Avião

Por Tatiana Cunha Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
As dicas certeiras de turismo e os lugares incríveis do planeta para você planejar sua próxima viagem
Continua após publicidade

As melhores – e piores – empresas aéreas de 2016/2017

Site especializado em direitos dos consumidores de companhias aéreas fez extensa pesquisa para classificar 87 empresas do mundo todo

Por Tatiana Cunha Atualizado em 4 jun 2024, 20h14 - Publicado em 30 jun 2017, 13h28
  • Seguir materia Seguindo materia
  • 4304354787_be3469c8b7_b

    Quem não gosta de um ranking de melhores e piores? Eu confesso que adoro…

    E quando o ranking ainda é útil para nós, melhor ainda!

    E é justamente isso que fez o site AirHelp, especializado em direitos do consumidor de empresas aéreas, com base nos EUA e na Inglaterra.

    Continua após a publicidade

    Acostumados a lidar com queixas de passageiros de diversos países, o site resolveu aliar seu conhecimento com uma pesquisa feita entre 22 de dezembro do ano passado e 20 de março deste, para fazer um ranking com 87 companhias aéreas do mundo.

    Para calcular a nota dada as empresas, o AirHelp a dividiu em três quesitos: atrasos, eficiência de serviços ao consumidor e qualidade do serviço.

    No primeiro quesito, o site considera atrasos de até 15 minutos como normais. Depois disso as empresas começam a perder pontos. A nota equivale à porcentagem dos voos que chegaram no horário (ou seja, uma empresa que recebeu nota 8,5 teve 85% de seus voos sem atrasos).

    Continua após a publicidade

    No quesito qualidade do serviço, a empresa usa as notas dadas às companhias aéreas pela Skytrax, especializada em classificá-las de acordo com seus resultados em serviço no aeroporto, lounges, assentos nos aviões, entretenimento, serviço de bordo e conforto.

    Já para avaliar o serviço ao consumidor, a AirHelp avalia quão responsiva a empresa é, a qualidade dos procedimentos e quão rápidas as queixas são resolvidas.

    Confesso que não foi surpresa nenhuma para mim ver o Top 3 da lista: Singapore Airlines em primeiro, seguida de perto por Etihad e Qatar.

    Continua após a publicidade

    29646827710_325dd67b96_o

    Eu também as colocaria entre as melhores, mas acho que para mim a Qatar ainda venceria, com Singapore em segundo e Etihad em terceiro (mas meus critérios são mais subjetivos que os da pesquisa!!)

    A minha surpresa foi ver empresas como Swiss e Lufthansa tão abaixo no ranking. A empresa suíça foi apenas a 26a, seguida pela alemã, em 27o.

    Continua após a publicidade

    E a Latam, única empresa brasileira que aparece no ranking, sabe em que posição ficou?

    Na modesta 74a colocação, com 5,75 pontos. É a primeira vez que a empresa aparece na listagem. A Latam recebeu 8,5 em atrasos, 6 em qualidade do serviço e 2,8 em processamento das queixas.

    Bom, mas você deve estar curioso para ver mais da lista, certo?

    Continua após a publicidade

    Não vou reproduzi-la inteira aqui, então quem quiser dar uma olhada nela completa, basta clicar aqui.

    Aí vão as dez melhores e as dez piores (mais a Latam):

    empresa país nota atrasos serviço queixas
    1 Singapore Airlines Cingapura 8,73 8,7 10 7,5
    2 Etihad Abu Dhabi 8,48 8,6 10 6,8
    3 Qatar Catar 8,46 8,0 10 7,4
    4 Austrian Áustria 8,38 8,2 8 9,0
    5 Air Transat Canadá 8,29 9,9 6 9,0
    6 Air Dolomiti Itália 8,22 9,0 8 7,7
    7 British Airways Reino Unido 8,14 7,8 8 8,7
    8 Virgin Atlantic Reino Unido 7,99 7,9 8 8,1
    9 Aer Lingus Irlanda 7,97 8,8 8 7,2
    10 TUI fly Netherlands Holanda 7,95 9,1 6 8,8
    74 Latam Brasil 5,75 8,5 6 2,8
    78 Air China China 5,48 6,5 6 4,0
    79 Gulf Air Bahrein 5,44 7,0 6 3,3
    80 Pakistan Airlines Paquistão 5,31 7,5 6 2,4
    81 China Eastern China 5,28 6,4 6 3,4
    82 Egyptair Egito 5,27 6,8 6 3,1
    83 Ryanair Irlanda 5,21 8,8 6 0,8
    84 Monarch Airlines Reino Unido 5,16 8,6 6 0,8
    85 Tunisair Tunísia 5,15 6,7 6 2,7
    86 SmartWings Rep. Tcheca 5,01 8,0 4 3,1
    87 Bulgaria Air Bulgária 4,93 8,6 4 2,2
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.