Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

VEJA Meus Livros

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Um presente para quem ama os livros, e não sai da internet.
Continua após publicidade

Valter Hugo Mãe vence o Prêmio Portugal Telecom 2012

O escritor português Valter Hugo Mãe venceu na noite desta segunda-feira o Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa. Ele recebeu dois prêmios pelo livro a máquina de fazer espanhóis (Cosac Naify): o de melhor romance e o Grande Prêmio Portugal Telecom 2012. Pelos dois troféus, ele receberá 100 mil reais. O livro de Hugo Mãe, que […]

Por Da Redação Atualizado em 31 jul 2020, 07h20 - Publicado em 27 nov 2012, 10h01

hugo1
O escritor português Valter Hugo Mãe venceu na noite desta segunda-feira o Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa. Ele recebeu dois prêmios pelo livro a máquina de fazer espanhóis (Cosac Naify): o de melhor romance e o Grande Prêmio Portugal Telecom 2012. Pelos dois troféus, ele receberá 100 mil reais.

O livro de Hugo Mãe, que narra a história de um barbeiro idoso que, após a morte da mulher, passa a viver num asilo e revê sua trajetória, derrotou, na categoria romance, os escritores Bernardo Kucinski, com seu primeiro romance K, Michel Laub, com Diário da Queda, e Julián Fuks, com Procura do Romance. O escritor português disse ter pensado no seu pai ao escrever o romance, que é também uma metáfora poderosa da situação econômica de Portugal antes da atual crise — o país vinha perdendo gente para a Espanha.

No ano passado, ele esteve na Flip para divulgar o livro, e acabou se tornando o maior fenômeno instantâneo de popularidade da história do evento. Os 500 exemplares levados para divulgação de a máquina… esgotaram-se no dia seguinte da mesa em que participou. “Seria até imbecil da minha parte imaginar algo assim. Ao chegar, pensava que conhecer Elza Soares seria o meu prêmio maior”, disse, na época, em entrevista ao site de VEJA.

Na categoria conto, o vencedor do Portugal Telecom foi o — recluso — curitibano Dalton Trevisan pelo livro O Anão e a Ninfeta (Record), que traz 40 contos inéditos que retratam personagens ordinários em meio a cenas de violência e erotismo intenso. Ele concorria com Sérgio Sant’Anna, com O Livro de Praga, João Anzanello Carrascoza, com Amores Mínimos, e Evando Nascimento, com Cantos do Mundo. Foi um ano e tanto para Trevisan, que em maio venceu o Prêmio Camões de Literatura 2012, o mais importante da língua portuguesa.

Continua após a publicidade

Já na categoria poesia, Nuno Ramos venceu com Junco (Iluminuras). Ele venceu três concorrentes: Escarpas, do poeta português Gastão Cruz, Vesúvio, de Zulmira Ribeiro Tavares, e Da Arte das Armadilhas, de Ana Martins Marques. Tanto Trevisan como Ramos receberão 50 mil reais.

 

[livroiba id=”227″]

Continua após a publicidade

[livroiba id=”249″]

[livroiba id=”242″]

[livroiba id=”250″]

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.