PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

VEJA Meus Livros

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Um presente para quem ama os livros, e não sai da internet.

Portugal Telecom tem disputa acirrada entre finalistas

Gonçalo M. Tavares disputa o prêmio na categoria romance com ‘Matteo Perdeu o Emprego’ (Foz Editora) O Prêmio Portugal Telecom de Literatura anunciou nesta quinta-feira os doze finalistas — oito brasileiros e quatro portugueses — que concorrem nas categorias romance, poesia e contos e crônicas. Na categoria romance, a disputa está acirrada entre bons autores: […]

Por Meire Kusumoto Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 31 jul 2020, 03h00 - Publicado em 26 set 2014, 07h53
Gonçalo M. Tavares disputa o prêmio na categoria romance com 'Matteo Perdeu o Emprego' (Foz Editora)

Gonçalo M. Tavares disputa o prêmio na categoria romance com ‘Matteo Perdeu o Emprego’ (Foz Editora)

O Prêmio Portugal Telecom de Literatura anunciou nesta quinta-feira os doze finalistas — oito brasileiros e quatro portugueses — que concorrem nas categorias romance, poesia e contos e crônicas. Na categoria romance, a disputa está acirrada entre bons autores: Gonçalo M. Tavares com Matteo Perdeu o Emprego (Foz Editora); Carlos de Brito e Mello com A Cidade, o Inquisidor e os Ordinários (Companhia das Letras); Sérgio Rodrigues com O Drible (Companhia das Letras) e Veronica Stigger por Opsanie Swiata (Cosac Naify).

Continua após a publicidade

Leia também: Americanos pela 1ª vez na shortlist do Man Booker Prize

Na categoria contos e crônicas estão Asa de Sereia (Arquipélago), de Luís Henrique Pellanda; Entre Moscas (Confraria da Verbo), de Everardo Norões; Nu, de Botas (Companhia das Letras), de Antonio Prata; e Viva o México (Tinta da China), de Alexandra Lucas Coelho.

Já em poesia concorrem Brasa Enganosa (Patuá), de Guilherme Gontijo Flores; Observação de Verão Seguido de Fogo (Móbile), de Gastão Cruz; Ximerix (Cosac Naify), de Zuca Sardan; e Vozes (Iluminuras), de Ana Luísa Amaral.

O Portugal Telecom distribui 50.000 reais em prêmios entre os vencedores de cada categoria e dá outros 50.000 reais ao eleito entre esses três vencedores. A organização ainda não definiu se o anúncio dos vencedores será feito no final de novembro ou início de dezembro.

Continua após a publicidade

O júri desta fase foi formado pelos curadores Selma Caetano, Cintia Moscovitch, Lourival Holanda e Sérgio Medeiros e pelos jurados João Cezar de Castro Rocha, José Castello, Leyla Perrone-Moisés, Luiz Costa Lima, Manuel da Costa Pinto e Regina Zilberman.

Outros prêmios — Alguns dos escritores selecionados concorrem, também, em outros prêmios. Sérgio Rodrigues, Everardo Norões, Antonio Prata, Zuca Sardan e Veronica Stiegger são finalistas também do Jabuti. Carlos de Brito e Mello e Sérgio Rodrigues estão na lista do Prêmio São Paulo de Literatura.

(Com Estadão Conteúdo)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.