Jornalista e pesquisadora Joselia Aguiar é a nova curadora da Flip
Ela segue Paulo Werneck, que foi curador do evento por três anos seguidos, entre 2014 e 2016
A jornalista e pesquisadora Joselia Aguiar é a nova curadora da Festa Literária Internacional de Paraty, anunciou a organização do evento nesta sexta-feira. “Vamos descobrir possibilidades, inventar coisas novas para que a Flip continue a servir de referência para outras festas literárias ao redor do Brasil”, disse Joselia ao site do jornal O Estado de S.Paulo. A jornalista disse que ainda é muito cedo para especular nomes, mas afirmou que não é segredo para ninguém sua preferência pessoal é que Lima Barreto seja o escritor homenageado da próxima edição.
LEIA TAMBÉM:
‘Tenho medo de viver na Síria’, diz poeta vaiado na Flip
Flip: autor de ‘Trainspotting’ quer ‘virar’ série
Há doze anos, Joselia concentra seu trabalho jornalístico na cobertura de livros, literatura e mercado editorial, entre a revista EntreLivros (entre 2005 e 2008), a Folha de S. Paulo e mais recentemente no jornal Valor Econômico. Ela concluiu um mestrado em história na USP, onde agora cursa o doutorado, em que estuda os diálogos literários e políticos de Jorge Amado com escritores da América hispânica. Ela também já entregou uma biografia do escritor baiano para a editora Três Estrelas, e o livro passa agora pela edição, devendo sair em 2017.
“Sempre tive uma preocupação, um cuidado para olhar à diversidade”, explica sobre as diretrizes que pretende adotar na escolha de autores. “Vou manter o equilíbrio entre homens e mulheres e quero estar atenta à produção de negros, indígenas, e das periferias.” Ela também disse que vai ouvir sugestões de professores universitários, editoras e também dos leitores.
Joselia segue Paulo Werneck, que foi curador da Flip por três anos seguidos, entre 2014 e 2016.
(Com Estadão Conteúdo)