O escritor e ensaísta americano Don DeLillo prepara um romance para 2016, segundo a Scribner, sua editora nos Estados Unidos. O novo livro, Zero K , será sobre o bilionário Ross Lockhart, cuja esposa sofre de uma doença que a deixa em estado terminal. Lockhart é investidor de um projeto secreto para “controlar a morte e preservar os corpos até que avanços médicos sejam capazes de trazer os indivíduos de volta à vida”, de acordo com a editora. Ele fará uso desse experimento para tentar salvar a esposa.
LEIA TAMBÉM:
Chico Buarque e Valter Hugo Mãe na final do Oceanos
Harper Lee e o livro que deveria ter ficado na gaveta
‘O Anjo Esmeralda’ – Imperdível
“Nós nascemos sem escolher. Devemos morrer da mesma forma? Não é uma glória humana recusar certo destino?”, escreve DeLillo no livro, que deve chegar às livrarias americanas e europeias em maio. Já no Brasil, a Companhia das Letras, que é quem publica as obras do autor, estima o lançamento de Zero K para 2017.
A Scribner ainda falou que o romance, o primeiro desde Ponto Ômega (2011), faz um “balanço das devastações de nosso tempo com os assombros misturados de nossas vidas, aqui, na Terra”.
Autor de obras como Ruído Branco (1987) e Homem em Queda (2007), DeLillo receberá nesta quinta, 19, uma medalha por sua contribuição para a língua inglesa. A homenagem será prestada pela National Book Foundation (NBF), instituição dos EUA que premia aqueles que “tiveram um excepcional impacto na história da literatura do país”. Os diretores da NBF disseram que o escritor foi escolhido por sua “obra diversa, que examina a cultura americana moderna e que brilhantemente insere os ritmos da fala do cotidiano em uma narrativa muito bem composta e desenhada”.