A sessão de abertura da 15ª Festa Literária Internacional de Paraty será protagonizada por Lázaro Ramos: o ator vai interpretar textos de Lima Barreto, homenageado desta edição. A leitura faz parte de uma apresentação criada pela historiadora Lilia Schwarcz, que em junho lança a biografia Lima Barreto, Triste Visionário. O cineasta Felipe Hirsch ficará responsável pela direção de cena da cerimônia. A Flip está marcada para os dias 26 a 30 de julho, em Paraty.
Ramos está no ar com o programa Espelho, no Canal Brasil, em que entrevista figuras de destaque da cultura afro brasileiras. Na Flip deste ano, ele também lançará o livro Na Minha Pele (Objetiva), no qual explora sua trajetória como ator.
Conhecida também por obras relacionadas à história social brasileira, Lilia Schwarcz vai apresentar na Flip o resultado da sua pesquisa de mais de uma década sobre Lima Barreto.
A Flip já tem três autores confirmados: o jamaicano Marlon James, o primeiro de seu país a receber o prestigiado Man Booker Prize, em 2015, com A Brief History of Seven Killings; a chilena Diamela Eltit, cujo livro, Jamas el Fuego Nunca, foi eleito um dos 25 melhores livros em língua espanhola; e Scholastique Mukasonga, que sobreviveu ao genocídio em Ruanda e se tornou uma das mais premiadas autoras africanas atuais.
(Com Estadão Conteúdo)