Depois de inspirar notícias falsas na internet e no Congresso sobre a convocação de um “Exército Islâmico” para defender o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vídeo enviado pela senadora e presidente do PT, Gleisi Hoffmann, à rede de TV Al Jazeera segue motivando lorotas. Nesta quinta-feira (19), começou a circular nas redes sociais e no WhatsApp um vídeo que seria a “resposta do mundo árabe” a Gleisi.
As imagens mostram o apresentador de uma TV árabe em um noticiário, cujas palavras foram falsamente legendadas como uma crítica a Lula e Gleisi Hoffmann. Leia abaixo a transcrição da legenda mentirosa:
A senadora brasileira presidente do Partido dos Trabalhadores faz pedido ao nosso mundo árabe pedindo apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula, que seria um preso político por perseguição. O ex-presidente é um criminoso condenado em várias instâncias e tem outra dezena de investigações. O país vem enfrentando um forte combate à corrupção e o ex-presidente, que já teve grande popularidade, está encarcerado para cumprir uma pena de 12 anos. A própria senadora é acusada de vários crimes e, segundo nossos correspondentes no país, ela mesma deve ser presa até o final deste ano.
O Me Engana que Eu Posto procurou a professora da Safa Alferd Abou Chahla Jubran, do Departamento de Letras Orientais da Universidade de São Paulo (USP), especializada em árabe, que explicou do que trata o vídeo.
“Esse apresentador, que é de uma TV dos Emirados Árabes, está falando sobre uma reunião que aconteceu entre autoridades do país, preparatória para a Cúpula Mundial de Água, que aconteceria no ano seguinte. É um notícia local, dos Emirados, que cita os nomes das autoridades que participaram da reunião. Nada a ver com o PT”, explica a professora, livre docente em língua árabe desde 2010.
O evento a que o apresentador se referiu ocorre anualmente em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, e reúne empresários para mostrar novas tecnologias na sustentabilidade da água em regiões áridas.
O vídeo com o jornalista árabe, portanto, não é uma resposta ríspida à entrevista de Gleisi Hoffmann e a legenda foi simplesmente inventada. O assunto abordado por ele no noticiário não passa nem perto de ter qualquer relação com a política no Brasil.
Agora você também pode colaborar com o Me Engana que Eu Posto no combate às notícias mentirosas da internet. Recebeu alguma informação que suspeita – ou tem certeza – ser falsa? Envie para o blog via WhatsApp, no número (11) 9 9967-9374.