Tem sido compartilhado com vigor nas redes sociais e no WhatsApp nos últimos dias um vídeo falso atribuído à Embraer, em que a fabricante de jatos criticaria o Brasil e os políticos brasileiros e convidaria a população a “resgatar” o país.
O vídeo consiste em imagens de aviões, às quais se sobrepõem legendas com os dizeres sobre o Brasil: “os impostos mais caros do mundo”, “os juros mais altos do mundo”, “os pedágios mais caros do mundo”, “os automóveis mais caros do mundo”, “o combustível mais caro do mundo”, “a energia mais cara do mundo”, “os políticos mais caros do mundo”, “os políticos mais corruptos do mundo” e “o país onde mais se mata policiais”.
Depois de enumerar os supostos dados – todos sem fonte indicada, como todo boato –, o vídeo falso ressalta a posição da Embraer, terceira maior fabricante de aviões do mundo, e passa a dar lições ao povo brasileiro: “Não temos muito [sic] motivos para orgulho… até quando vamos permitir que esses políticos continuem no poder? Até quando continuaremos nessa passividade? Porque esperar pelo futuro se não tomarmos de volta o nosso Brasil. Que futuro nós desejamos para nossos filhos e netos? Basta, o Brasil só pode contar com você! O que você pode fazer pelo Brasil? Todo poder emana do povo. Vamos resgatar o nosso poder. Vamos resgatar o Brasil. Juntos somos mais fortes”.
Veja abaixo sequência com alguns trechos dos vídeo:
As toscas legendas foram incluídas por alguma mente fértil em um vídeo institucional que, de fato, foi produzido e publicado pela Embraer em seu canal no YouTube. As imagens foram feitas para divulgar a marca no Paris Airshow de 2017, tradicional feira de aviação que ocorre bienalmente na capital francesa.
Como o leitor verá a seguir, o vídeo original não contém legendas – muito menos legendas com críticas ao Brasil:
Diante do volume de compartilhamentos do vídeo falso nas redes sociais, a Embraer divulgou uma nota em que nega ser a autora das legendas: “A Embraer tomou conhecimento de um vídeo que tem sido distribuído em canais de mídias sociais com opiniões negativas sobre o Brasil e que utiliza como pano de fundo material institucional público da empresa. Trata-se, lamentavelmente, de um vídeo adulterado, de autoria anônima e, portanto, sem autorização da companhia. A Embraer repudia veementemente esse tipo de ação e comunica que já alertou os canais de divulgação sobre a natureza falsa do material”.
Agora você também pode colaborar com o Me Engana Que eu Posto no combate às notícias mentirosas da internet. Recebeu alguma informação que suspeita – ou tem certeza – ser falsa? Envie para o blog via WhatsApp, no número (11) 9 9967-9374.