Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Me Engana que Eu Posto

Por Coluna Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A verdade por trás de manchetes falsas que se espalham pela internet. Editado por João Pedroso de Campos.
Continua após publicidade

Cantor que disse ‘Jesus é bicha’ não estava em festival de apoio a Lula

Usuário do Facebook 'adaptou' legenda para inventar que declaração aconteceu no Festival Lula Livre. Na verdade, ela foi dada em festival em Garanhuns

Por João Pedroso de Campos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 31 jul 2018, 16h28 - Publicado em 30 jul 2018, 12h41
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Circula no Facebook desde o último sábado, 28, um boato propagado por uma postagem segundo a qual um cantor declarou, de cima do palco do Festival Lula Livre, que “Jesus é travesti, sim; Jesus é transexual, sim; Jesus é bicha, sim”. O festival, que aconteceu no sábado no Rio de Janeiro, foi organizado para protestar contra a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e reuniu, segundo os organizadores, 5.000 pessoas, com shows de nomes como Chico Buarque e Gilberto Gil.

    A legenda do post diz: “O nível do festival Lula Livre – nas palavras do esquerdista: Jesus é travesti sim; Jesus é transexual sim; Jesus é bicha sim – Essa é pra você que é cristão e pensa em votar no pessoal da esquerda!!!” (veja abaixo).

    Feita por um eleitor carioca do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL-RJ), a publicação é acompanhada de um vídeo, assistido cerca de 21.000 vezes até agora só nesta postagem.

    boato lula livre
    (Reprodução/Reprodução)

    No vídeo, o homem sobre o palco diz ao microfone, de fato, que “Jesus é travesti, Jesus é transexual sim, Jesus é bicha sim”. Ele, no entanto, não estava participando do Festival Lula Livre.

    A legenda que reclama da manifestação e inventa que ela aconteceu no ato em apoio a Lula foi, na verdade, retirada de outra postagem no Facebook e adaptada.

    Continua após a publicidade

    A publicação original, também acompanhada do vídeo, foi feita na página SomostodosBolsonaro, que diz que as declarações sobre Jesus Cristo foram feitas no “festival garanhuns” (veja abaixo). O internauta simplesmente substituiu essa informação por “festival Lula livre”.

    post somos todos bolsonaro
    (Reprodução/Reprodução)

    A informação sobre o “festival garanhuns” procede. Com o indício fornecido pela página de apoio a Jair Bolsonaro, é possível descobrir, por meio de pesquisas elementares na internet e no próprio Facebook, que o palco em questão é o do Festival de Inverno de Garanhuns, cidade onde o ex-presidente nasceu, em Pernambuco, e não o do Festival Lula Livre, no centro do Rio de Janeiro.

    O vídeo mostra o cantor recifense Johnny Hooker protestando em defesa da peça teatral O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu, que retrata Jesus como transexual e havia sido censurada pelo governo de Pernambuco no festival. Uma decisão da Justiça estadual acabou determinando, no último dia 24, a reinserção da peça no evento.

    Continua após a publicidade

    Como se vê a seguir, na página oficial do Festival de Inverno de Garanhuns no Facebook, Johnny se apresentou no sábado 28, mesmo dia em que as imagens com suas declarações passaram a circular nas redes sociais – e, como visto, gerar boatos.

    Outro elemento a indicar que o protesto do cantor não foi feito no festival em apoio a Lula, no Rio, mas na cidade do Agreste pernambucano, é percebido no canto direito inferior do vídeo. Ali se vê a logomarca da TV Pernambuco, canal estatal que transmitiu as apresentações do Festival de Inverno de Garanhuns.

    É absolutamente falsa, portanto, a versão de que o cantor deu as declarações durante o Festival Lula Livre.

    Continua após a publicidade

     

    Agora você também pode colaborar com o Me Engana que Eu Posto no combate às notícias mentirosas da internet. Recebeu alguma informação que suspeita – ou tem certeza – ser falsa? Envie para o blog via WhatsApp, no número (11) 9 9967-9374.

     

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.