Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

TSE de Alexandre de Moraes dá outro tiro certeiro em Bolsonaro 

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 14 dez 2022, 21h30

O presidente Jair Bolsonaro tanto fez, tanto fez, tanto fez contra a democracia durante as eleições que conseguiu ser investigado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de Alexandre de Moraes.

Sob a batuta do corregedor-geral eleitoral – ministro Benedito Gonçalves -, a corte primeiramente abriu uma apuração porque o líder da extrema-direita lançou dúvida sobre o resultado do pleito.

Trata-se de um caso que vai tentar entender porque o mandatário tentou trazer um sentimento de insegurança e descrença ao sistema eleitoral, ferindo – de certa forma – o próprio Estado Democrático de Direito.

Depois, Gonçalves ainda fez questão de abrir uma investigação por suposta prática de abuso de poder político e econômico. É uma forma de tentar compreender se houve ilegalidade naquelas medidas de última hora que usaram o Auxílio Brasil para ganhar o que? Votos.

Continua após a publicidade

“Os fatos narrados se amoldam, em tese, ao uso indevido de meios de comunicação e ao abuso de poder político, especialmente consideradas as balizas fixadas pelo TSE”, explica Gonçalves, que é ligado a Moraes e  foi muito elogiado por sua conduta no pleito.

A decisão é uma forte sinalização a Bolsonaro, que está prestes a ficar sem mandato – algo que não acontecia desde 1989, quando foi eleito vereador.

Após os duros recados do próprio Alexandre de Moraes na diplomação de Lula e o fato de que o pedido das duas investigações contra Bolsonaro são do PT, o presidente do Brasil nos próximos 16 dias deveria colocar as barbas de molho.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.