Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Só faltava essa: quando Lula e Moro têm de ser defendidos

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 22 mar 2023, 19h41 - Publicado em 22 mar 2023, 17h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ex-juiz Sergio Moro é uma das piores figuras que já surgiram no Brasil. Ele acha que não, obviamente, e se sente superior, mas a verdade é uma só: resumidamente, para o Supremo Tribunal Federal, ele usou o poder de sua função pública para seus objetivos pessoais e ideológicos.

    Ademais, acabou fomentando o bolsonarismo, e os quatro anos de Jair Bolsonaro – um homem abjeto, capaz de dizer as maiores barbaridades, como a defesa da tortura –, intoxicando a política brasileira

    Há outros responsáveis, mas Moro teve esse papel significativo. O importante é: se você pensar bem, o juiz da Lava-Jato não foi muito diferente de parte das pessoas que ele mesmo condenou.

    Feitas essas ressalvas, é de tamanha importância condenar, também, a violência contra o hoje senador da República, vítima de um plano do PCC que mirava tirar sua vida e de sua família.

    Ainda bem que a Polícia Federal teve um papel republicano – agora, no governo Lula, diga-se de passagem – e agiu para proteger a vida de várias pessoas, entre elas um adversário pessoal do presidente da República.

    Continua após a publicidade

    A frase de Lulaque deseja “foder Moro” – continua sendo infeliz, como dito pela coluna. No contexto desses dias, parece ainda mais infeliz. Entretanto, qualquer ilação de que uma coisa tem a ver com outra é um equivoco absurdo.

    O líder do PT falava no sentido figurado. Tanto é assim que – sabemos agora – o ex-ministro de Bolsonaro está sob proteção há dois meses. E a PF agiu como tem de agir – de forma independente, salvando sua vida, a de um cidadão brasileiro com mandato político.

    O caso revela, nas suas várias facetas, como o banditismo no Brasil tem piorado, se tornado cada vez mais grave, com facções planejando a morte de autoridades públicas. 

    Em meio a isso, temos uma certeza: governo Lula e as autoridades agiram de forma exemplar, e as instituições corrompidas por Bolsonaro parecem mesmo estar voltando para a sua função de Estado, e não de braço ideológico.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.