Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Os planos de Lula e Bolsonaro para o debate da Band

A coluna apurou como as campanhas se prepararam para o primeiro encontro entre os líderes das pesquisas, e o que eles almejam transparecer para os eleitores

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 6 set 2022, 10h14 - Publicado em 28 ago 2022, 12h37
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Após as entrevistas ao Jornal Nacional, este domingo inicia uma nova semana fundamental para a disputa presidencial, especialmente por conta do primeiro debate, historicamente realizado pela TV Bandeirantes.

    coluna apurou o que as campanhas de Lula e Jair Bolsonaro estão pensando – e planejando – sobre o tão esperado primeiro encontro entre os dois líderes das pesquisas de intenção de voto no país.

    A questão central na campanha do petista, por exemplo, é que, após sair-se melhor que o atual presidente na Globo, uma onda favorável a Lula pode levá-lo à tão sonhada vitória no primeiro turno.

    A questão interna é qual o tamanho dessa onda. Os mais pobres – estrato mais robusto do eleitorado – são alcançados pelo Jornal Nacional? Internamente no PT, as opiniões sobre isso são divergentes. Há quem diga que sim, há quem diga que não.

    Contudo, uma coisa é certa: se Lula for bem no debate, especialmente contra um Bolsonaro claudicante, será um golaço que pode ajudar a fortalecer essa onda de “vitória no primeiro turno”.

    Continua após a publicidade

    Na direção da campanha – e a coluna falou com alguns dos seus integrantes -, o que é conversado hoje é o seguinte: com a segurança que Lula está transparecendo, é possível que essa onda seja gerada.

    E a onda diz respeito não a virar votos bolsonaristas, mas à desidratação das outras candidaturas – leia-se Ciro Gomes e Simone Tebet – que podem levar ao voto útil dos seus eleitores no primeiro turno. Nesse aspecto, Lula sai ganhando. E muito.

    À coluna, o senador Randolfe Rodrigues, um dos integrantes da coordenação da campanha de Lula, disse apenas o seguinte: “Nós vamos trabalhar com tudo para tentar encerrar no primeiro turno. O desempenho do Lula é o nosso principal ativo”.

    Continua após a publicidade

    Já na campanha de Bolsonaro, a ideia é tentar usar ao máximo o palco do debate que, na opinião deles, será “bem menos hostil” ao presidente do que a bancada do Jornal Nacional.

    A avaliação é de que o atual presidente precisa dar respostas rápidas e tentar mostrar ao público um Lula “idoso” e “ultrapassado”. Sobre as críticas à forma agressiva, golpista e, em alguns momentos, desumana de Bolsonaro, isso não preocupa.

    Para a campanha, já foram feitas todas as críticas a ele em três anos e meio e, portanto, se Bolsonaro continua vivo na disputa, é porque nada do que falarem nesse sentido o atrapalhará mais nas pesquisas. O objetivo hoje da campanha é apenas levar a eleição ao segundo turno.

    Continua após a publicidade

    Auxiliares do mandatário também acreditam que – para além de que um debate é sempre diferente que uma entrevista no telejornal mais importante do país – a Bandeirantes será “menos agressiva” com Bolsonaro.

    Enfim, não se trata disso porque as duas emissoras têm compromisso com o jornalismo, mas é a teoria da conspiração que ainda rege integrantes da campanha do líder da extrema-direita brasileira. E também já fez parte do imaginário petista mais radical.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.