O ex-ministro Bento Albuquerque quer fazer o país inteiro de “trouxa” ao mudar sua versão de que as joias milionárias da Arábia Saudita podem não ser para Michelle Bolsonaro.
Agora, alegou não ter certeza e que “supôs” serem da ex-primeira-dama.
Existe uma nova forma de depoimento no Brasil, inaugurado por ele: aquele no qual a testemunha ou investigado diverge dele mesmo.
Sim, porque ele não só divergiu do ex-presidente Jair Bolsonaro, que em suas declarações públicas tratou como se o par de brincos, o anel, o colar e o relógio com diamantes fossem – sim – de sua mulher.
Mas é pior do que isso: Bento nega o que está gravado em vídeo, registrado em documentos (agora públicos) e também nas declarações de seu antigo líder máximo.
A verdade é que Bento Albuquerque pediu mais tempo para dar seu depoimento, enquanto construía uma versão que não para em pé.
Por que não declarar os itens milionários – lembrando que as joias valem R$ 16,5 milhões – se ele não sabia com absoluta certeza quem era a pessoa que receberia bens de uma das joalherias mais caras do mundo?
A conta não fecha. A não ser que Bento assuma em breve que tentou roubar para ele os bens que deveriam ser do Estado, como explicou a Receita Federal.
É esperar para ver.