Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

O que se sabe sobre o 36º investigado da CPI

Blogueiro Allan dos Santos está colhendo o que plantou

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 6 out 2021, 15h58
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O anúncio de que o blogueiro Allan dos Santos se tornou investigado na CPI da Covid é a consequência – já esperada – do que o dono do site Terça Livre vem fazendo nos últimos meses.

    Allan está envolvido diretamente na organização de atos antidemocráticos e na disseminação de fake news, duas atitudes que potencializaram aglomerações e contribuíram para o aumento do número de casos e óbitos causados pelo coronavírus.

    Através de páginas de redes sociais, grupos de WhatsApp e sites como o comandado por Allan dos Santos, foram difundidos falsos conceitos de combate à pandemia. Por esses canais, foi disseminada a prescrição de cloroquina, foi condenado o uso de máscaras e defendida a falsa tese da imunidade de rebanho. Os participantes desses grupos, incluindo Allan, conspiraram contra as vacinas e reproduziram mensagens chave do governo de Jair Bolsonaro.

    Segundo um levantamento feito pela equipe que atua na CPI da Covid, o presidente da República propagou discurso negacionista e obscurantista em mais de 200 momentos no período de janeiro de 2020 a janeiro de 2021. É exatamente esse discurso que ganha espaço e é compartilhado por pessoas como Allan dos Santos.

    Continua após a publicidade

    Em 2020, um vídeo em que Allan aparece dançando e zombando do coronavírus ficou famoso na internet. Enquanto sorri, o blogueiro diz “corona é o c**lho”, desdenhando da gravidade da pandemia. Documentos recebidos pela CPI da Covid também mostram que Allan dos Santos recebeu ajuda de Eduardo Bolsonaro para conseguir recursos do empresário Luciano Hang, que prestou depoimento à comissão na última semana.

    O comportamento de Allan e de vários outros bolsonaristas prejudica o país, dificultou o combate ao coronavírus e agrava uma situação que já é difícil. No Senado, a CPI está concluindo seu importante trabalho de descobrindo quem são as pessoas que têm contribuído para que o discurso negacionista de Bolsonaro seja espalhado pelo país.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.