O ex-presidente Lula obteve vitória também na última ação penal aberta contra ele – esta pela operação Zelotes por conta da suspeita de crimes cometidos na compra de caças Gripen, da sueca Saab, pelo governo brasileiro.
Deve ser a maior sequência de vitórias já obtidas por um réu na Justiça brasileira. Fosse eu jurista, tentaria fazer a conta.
Esse último processo tramitava na Justiça Federal no Distrito Federal, mas o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu o caso nesta quarta-feira, 2.
Além da decisão em si, o magistrado aproveitou para afirmar que procuradores da República novamente estavam sendo desonestos em relação ao ex-presidente.
“Os procuradores República responsáveis pela denúncia [da Operação Zelotes] referente à compra dos caças suecos agiam de forma concertada com os integrantes da Lava Jato de Curitiba, por meio do aplicativo Telegram, para urdirem, ao que tudo indica, de forma artificiosa, a acusação contra Lula”, afirmou Lewandowski.
O magistrado ainda completou: “Valendo lembrar que investigações do mesmo jaez, relativas aos casos ‘Triplex do Guarujá’ e ‘Sítio de Atibaia’, foram consideradas inaproveitáveis pelo Supremo”.
A nova vitória de Lula na Justiça seguiu uma lista enorme de outras que foram anuladas, arquivadas, suspensas, trancadas – isso sem falar naquelas em que o petista já foi, inclusive, absolvido.
Você, leitor, pode discordar de Lula em várias coisas – eu mesmo tenho as minhas discordâncias. Mas são 24 vitórias judiciais e isso precisa ser reafirmado para que os brasileiros saibam quem Lula é hoje: um cidadão totalmente inocente. Ou sem qualquer condenação contra ele no momento.
Cristiano Zanin Martins, advogado de Lula, escreveu recentemente: “Estejam certos – Lula não foi solto porque Moro era um juiz parcial, ele foi preso por isso! Não havia a menor possibilidade de prender Lula, se não fossem por atos e decisões judiciais ilegais. A soltura foi uma questão de justiça, não de opinião”.
O candidato a presidente Sérgio Moro tem estrebuchado contra esse raciocínio, claro, mas precisa compreender uma coisa: ele pode até vir a ganhar na arena política, o que hoje parece improvável, mas na esfera jurídica… tomou de goleada. O vitorioso foi Luiz Inácio Lula da Silva.
O número que pode azedar o sonho eleitoral de Lula em 2026
Risco de interferência de Trump no Brasil existe, mas não da maneira óbvia, diz especialista
Em decisão sigilosa, PGR arquiva investigação sobre segredos de Lula e Janja no Planalto
O novo (e doloroso) revés contra Wagner Moura rumo ao Oscar
Após Trump ameaçar invasão, Sheinbaum rebate e pede ‘coordenação’ México-EUA







