Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

O primeiro golaço internacional de Lula como presidente eleito

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 14 nov 2022, 08h15

Lula não perdeu tempo como presidente eleito.

A busca por reconstruir a imagem do país no exterior após os anos-párias de Jair Bolsonaro ganhou um importante capítulo.

Lula vai oferecer o solo brasileiro para ser o estuário da COP-30, que poderá desembocar por aqui em 2025, se tudo der certo (e parece que vai, já que a comunidade internacional está exultante com a participação do governo eleito na COP-27).

Mas o que o retorno da conferência do clima ao Brasil significa na prática? Que o petista está sinalizando à comunidade internacional algo importantíssimo.

Continua após a publicidade

Lula está se comprometendo ainda mais com as questões ambientais, já que estará no terceiro ano de seu mandato e terá que mostrar serviço de 2023 até lá para não transformar uma agenda positiva em uma muito negativa.

É a prova de que as promessas de campanha de combater firmemente o desmatamento – incluindo os compromissos que renderam o apoio de Marina Silva – são reais e verdadeiras.

Para além disso, busca recuperar o protagonismo no tema Meio Ambiente, em relação ao qual o país foi se autoexcluindo com Bolsonaro, Ricardo Salles e o aumento da destruição na Amazônia.

Continua após a publicidade

Não se esqueçam de que o bolsonarismo não aceitou sediar a COP-25, em 2019, por recomendação do próprio presidente, que acabou sendo realizada em Madri.

Antes, contudo, o Chile tentou – mesmo em um governo conservador e de direita – assumir o posto do Brasil. Só não conseguiu porque foi no ano de atos que pediam a mudança na constituição e que impediram a realização de eventos internacionais.

É o Brasil de Lula voltando à liderança da América do Sul em temas importantes, que podem gerar investimentos internacionais e prestígio. Floresta em pé é bom negócio. Só a extrema-direita brasileira acredita que não.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.