Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

O pedido de Lula a Pacheco em reunião na COP27

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 16 nov 2022, 13h23 - Publicado em 15 nov 2022, 18h41
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco
    O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco // (Ricardo Stuckert/Divulgação)

    Em conversa reservada que durou de 15 a 20 minutos no hotel de Lula, às 12h30 do Brasil e 16h30 do Egito, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, ouviu um importante pedido do presidente eleito. Os dois estão em viagem internacional para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP27.

    O petista – que inicia o seu terceiro mandato em janeiro – pediu que o orçamento do programa Bolsa Família permaneça fora do teto de gastos por quatro anos para dar previsibilidade aos gastos públicos, acalmando o mercado, mas não esquecendo sua principal promessa de campanha: o social.

    Lula afirmou para Pacheco que compreende a importância e conquista do país com o teto de gastos – exigência do mercado financeiro –, mas que precisa agir para combater a fome. O presidente do Senado respondeu que há ambiente no Congresso para a aprovação de uma PEC que resolva essas duas questões.

    A partir daí, com o desenvolvimento da economia e o retorno dos investimentos internacionais – estimulados por uma postura de preservação do meio ambiente –, a avaliação é de que esses gastos fora do teto diminuam. A ideia é reconquistar os fundos de investimento internacionais, o país recuperar o crescimento, gerando receitas e empregos.

    Continua após a publicidade

    O encontro reservado foi nos mesmos moldes daquele da semana passada, como mostrou a coluna, no qual primeiro Lula recebeu uma comitiva de senadores que acompanhavam Pacheco para depois ficarem sozinhos.

    Na conversa com os outros políticos, foram apresentados alguns temas ligados à questão ambiental – aproveitando a COP27 – que estão em tramitação no Congresso, como a “regularização fundiária e a PEC do veneno”, pautas que precisam de posicionamento do novo governo para que se busque algum tipo de alinhamento, com o avanço delas ou não.

    Já a PEC da Transição, que tratará do Bolsa Família fora do teto de gastos, está prevista para ser apresentada nesta quarta-feira, 16. 

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

    a partir de 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.