Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

O número 1 de Lula para o Ministério da Fazenda

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 25 nov 2022, 18h18 - Publicado em 25 nov 2022, 18h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente eleito Lula deu um grande sinal sobre quem será o Ministro da Fazenda de seu governo ao enviar Fernando Haddad para falar em seu nome num evento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) nesta sexta, 25.

    A ideia de Haddad como ministro da Fazenda não agrada muito ao mercado, que preferia um nome como o de Persio Arida na posição. Em vez disso, Haddad pode ficar na Fazenda e Arida é cotado para assumir o Ministério do Planejamento.

    O cenário não é o ideal, mas a dupla ainda pode agradar ao mercado.

    O Planejamento é responsável pelo Orçamento, pela definição de políticas de longo prazo. Persio Arida é um defensor da responsabilidade fiscal, algo muito valorizado pela “Faria Lima”.

    O economista foi preso na ditadura militar, foi um dos formuladores do Plano Real, trabalhou num governo de centro, o de Fernando Henrique, e depois foi para o mercado financeiro, atividade da qual se afastou nos últimos anos.

    Continua após a publicidade

    Ele chegou a compor a equipe econômica de Geraldo Alckmin quando ele foi candidato à Presidência da República em 2018, pelo PSDB.

    Fernando Haddad tem uma longa lista de serviços prestados ao PT e, em especial, a Lula. Em 2018, ele foi para o sacrifício numa campanha presidencial difícil e que apontava para uma derrota — o que, de fato, aconteceu.

    Neste ano, Haddad não queria ser candidato ao governo de São Paulo, mas lançou a candidatura a pedido de Lula e sofreu uma nova derrota. Antes de tudo isso, o petista já havia sofrido outra derrota para João Doria na disputa pela prefeitura de São Paulo.

    Continua após a publicidade

    Haddad coleciona favores e tentativas malsucedidas de voltar ao poder e, se bater o pé por um ministério, provavelmente conseguirá. Mas ele é, sobretudo, leal a Lula.

    No encontro desta sexta, Haddad anunciou — no evento com a Febraban — que Lula quer priorizar a reforma tributária. Destacou que o governo quer reconfigurar o orçamento público para torná-lo mais consistente e mais transparente.

    Segundo ele, a próxima gestão quer melhorar a qualidade e a progressividade da receita e a qualidade e a transparência do gasto público.

    Continua após a publicidade

    Lula deu sinais, mas precisa oficializar o nome de seu ministro da Fazenda quanto antes. Se o escolhido for Haddad, a expectativa é de que, se o mercado não confia, ao menos dê um voto de confiança de que a responsabilidade social e a fiscal caminharão juntas.

    No mercado, as cotações pioraram nesta sexta, 25. Bolsa caiu, dólar subiu. Mas basicamente porque eles queriam que Haddad anunciasse coisas concretas sobre a PEC da Transição e do substituto do teto de gastos, coisa que evidentemente Haddad não poderia fazer.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.