Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

O militar golpista de Bolsonaro que nega o inegável

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 30 nov 2022, 16h53
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A revelação da participação e apoio de um militar que trabalha no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) aos atos antidemocráticos mostra a que ponto o bolsonarismo chegou.

    Segundo mostrado pelo jornal Folha de S. Paulo, Ronaldo Ribeiro Travassos trabalha no Palácio do Planalto desde 2016 e defende os protestos que estão acontecendo em frente aos quartéis. Ele afirma que Lula não subirá a rampa para tomar posse como presidente.

    “Aí pessoal. Tá lotado. 24 de novembro de 2022, horário do jogo do Brasil, mas o povo não quer nem saber, o povo está aqui lutando pelo Brasil. Eu tenho certeza que o ladrão não sobe a rampa. Agora, você que tá bonitinho em casa, quando seu filho virar boiola ou uma sapatão esquerdista, não reclame”, diz ele.

    Em um áudio também divulgado pela Folha, o primeiro sargento da Marinha diz que eleitores de Lula têm que morrer.

    “Não tô falando isso de brincadeirinha, não. É sério. Quem faz o L é terrorista. Tem que morrer mesmo, ou mudar ou morrer, porque não tem jeito uma pessoa dessa”.

    Continua após a publicidade

    Questionado sobre os absurdos que disse – incluindo a reedição do lema assassino da ditadura “Brasil, ame-o ou deixe-o” – Ronaldo tentou desconversar, mas fica óbvio que é ele quem fala todas essas barbaridades.

    Ronaldo é a prova de que o bolsonarismo se multiplicou e alcança uma outra geração. O discurso extremista e intolerante de fato chegou aos militares. O presidente Jair Bolsonaro não apenas “sequestrou” as Forças Armadas, alinhando seu discurso e fazendo movimentos golpistas nessa reta final, como contaminou o pensamento das Três Forças a seu favor.

    A coluna conversa com militares, principalmente pelo trabalho de pesquisa sobre a ditadura que vem sendo feito ao longo dos anos, e é evidente a contaminação dentro das Forças a partir de 2018, quando Bolsonaro começou a ganhar projeção com suas ideias horríveis sobre defesa da tortura e da ditadura militar.

    Continua após a publicidade

    O Brasil vive uma dura realidade e o caso de Ronaldo Ribeiro Travassos ainda mostra mais um agravante: ele trabalha no gabinete do General Augusto Heleno, o golpista 02 do governo.

    Augusto Heleno foi, durante muitos anos, um militar até ponderado. No governo Bolsonaro, no entanto, ganhou espaço para defender os horrores da ditadura e ainda apoia atitudes como a de Ronaldo.

    Uma foto do primeiro-sargento com o advogado Frederick Wassef, advogado da família Bolsonaro, ilustra bem o que estamos vivendo: o extremismo ganhou rosto, nome, sobrenome e força num governo que não respeita a democracia. A partir de 1º de janeiro, no entanto, Lula não apenas subirá a rampa, como trará de volta o respeito à Constituição.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.