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Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
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O grande risco ambiental e à saúde no maior porto da América Latina

A falta de controle da água de lastro no Porto de Santos já dura 35 dias

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 10 out 2024, 14h23
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  • Vista de guindastes de conteiners e navios cargueiros no Porto de Santos, no litoral paulista
    Vista de guindastes de conteiners e navios cargueiros no Porto de Santos, no litoral paulista (Ivan Pacheco/VEJA)

    Uma decisão tomada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) fez com que o Porto de Santos, o maior e mais movimentado da América Latina, suspendesse o uso de tecnologias avançadas para a devida verificação do descarte da água de lastro pelos navios. 

    A ordem da agência foi dada em 4 de setembro e a situação já dura mais de um mês. Com o argumento de que o porto não poderia criar a norma que tornou a fiscalização mais dura, a Antaq determinou a suspensão dos procedimentos. 

    Com a paralisação, o Porto de Santos agora enfrenta um cenário de incerteza e vulnerabilidade ambiental. A água de lastro é coletada pelos navios durante as viagens para ajudar no equilíbrio da embarcação. Mas, quando ela é descartada, espécies coletadas em outros ecossistemas e patógenos perigosos podem ser despejados na nova localidade, ocasionando desequilíbrio na fauna e até mesmo a propagação de doenças que afetam seres humanos. 

    Um dos principais riscos enfrentados pelo porto é o da invasão de espécies como o mexilhão-dourado, que causou o entupimento, por exemplo, dos sistemas de canalização da Usina de Itaipu. Outra tragédia ocorrida por causa do descarte inadequado da água de lastro foi o surto de cólera em Paranaguá, no Paraná, no fim dos anos 1990.

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