Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

O efeito do ataque de Lula a Israel na base aliada do governo

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 10h04 - Publicado em 23 fev 2024, 16h49

A crise internacional gerada pelo presidente Lula, ao comparar os crimes de guerra de Israel na Faixa de Gaza com o Holocausto, chegou também na base aliada do governo no Congresso Nacional.

Além do estresse diplomático sem precedentes com Israel – com Lula sendo classificado como persona non grata por aquele país -, as divergências no próprio PT e o combustível dado para a extrema-direita brasileira com a “frase inadequada”, Lula conseguiu o descontentamento de lideranças do partidos como MDB e PSD.

Em conversas com a coluna, caciques dos dois partidos afirmaram que não gostaram da declaração e acreditam que o presidente errou ao fazer a declaração, perdendo também o timing para um pedido de desculpas, o que seria o adequado.

Todos eles fazem também a ponderação que, de fato, era preciso continuar as críticas aos crimes de guerra cometidos pelo governo de extrema-direita de Benjamin Netanyahu contra o povo palestino – após o atentado terrorista do dia 7 de outubro.

Continua após a publicidade

Esses políticos também ponderam que houve excesso na resposta de Israel à declaração de Lula, mas pontuam que o primeiro erro foi o de Lula, usando a palavra Holocausto de forma indevida.

Segundo esses políticos, Lula pode sim sofrer desgastes em votações no Congresso pela declaração, especialmente se não fizer algum tipo de retratação

Pelo menos essa foi a afirmação de lideranças desses dois partidos à coluna.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.