Último mês: Veja por apenas 4,00/mês

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

O dia que começou contra Boulos e terminou contra Pablo Marçal

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 5 out 2024, 22h14 - Publicado em 5 out 2024, 21h59
  • Seguir materia Seguindo materia
  • ELEIÇÕES - O candidato do PRTB, Pablo Marçal, no debate da TV Globo, na quinta-feira
    ELEIÇÕES - O candidato do PRTB, Pablo Marçal, no debate da TV Globo, na quinta-feira (Reprodução/Reprodução)

    O dia mais agitado dessa eleição, na véspera do voto, terminou com o candidato Pablo Marçal cercado por várias decisões judiciais, policiais e políticas contra a mentira que ele construiu com um volume impressionante de falsificações.

    Mas o ex-coach termina o dia em situação complicada.

    A Justiça Eleitoral em primeira e segunda instância agiu contra ele. Primeiro, o juiz Rodrigo Colombini mandou-o tirar do ar os vídeos das redes sociais. Depois, o juiz Rodrigo Capez suspendeu o perfil dele no instagram.

    Marçal criou outra conta, recebeu uma advertência e uma punição que pode deixá-lo sem redes no segundo turno, se ficar comprovado que o ex-coach fez a segunda conta para desrespeitar a decisão da Justiça.

    Continua após a publicidade

    O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, deu 24 horas para ele se explicar por que estava usando o X, ainda suspenso no Brasil, impulsionando a fake news.

    Sua mentira foi desmontada ponto a ponto por depoimentos importantes como da filha do médico cujo nome Marçal usou para “assinar” o laudo fraudulento contra Guilherme Boulos.

    O profissional da saúde já morreu, sua assinatura é totalmente diferente e a filha tem a assinatura do pai tatuada no corpo para comprovar.

    Continua após a publicidade

    Na parte policial enfrentou investigação aberta pela Polícia Civil. O laudo do Instituto de Criminalística comprovou que o documento contra Boulos era forjado. Isso sem falar na Polícia Federal que mandou para Alexandre de Moraes a comprovação de que ele usava o X.

    Ao fim vieram as reações políticas. Marçal foi criticado pelo campo bolsonarista. O governador Tarcísio de Freitas disse que ele deveria estar preso. Bolsonaro afirmou que parecia fraude. Os outros candidatos, de todos os campos políticos, se solidarizaram com Boulos.

    Tudo isso impedirá que a mentira dele tenha resultado?

    Continua após a publicidade

    Isso só as urnas dirão, mas foi a primeira vez que a Justiça agiu de forma mais eficiente e coordenada contra o ex-coach e suas mentiras.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.