Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Nova pesquisa revela uma vantagem esmagadora para Lula

Cientista político explica por que, no cenário atual, o petista tem 23 milhões de eleitores a mais e como o voto útil pode definir disputa contra Bolsonaro

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 8 ago 2022, 14h48 - Publicado em 26 jul 2022, 10h59
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Enquanto o país foca – quase que obsessivamente – nos números conquistados por cada candidato até agora para o primeiro turno das eleições de 2022, o cientista político Antônio Lavareda, responsável pela pesquisa Ipespe, fez a conta para a coluna de como estaria hoje a vantagem de Lula sobre Jair Bolsonaro em um eventual segundo turno.

    De acordo com a última rodada do instituto, divulgada nesta segunda-feira, 25, se a segunda etapa das eleições fosse hoje, o petista venceria o atual presidente por uma margem de 23 milhões de votos – todos eles contabilizados pelas urnas eletrônicas.

    “Traduzidos em votos válidos, os números do Ipespe (53% versus 36%) representam um placar de 60% a 40% pró Lula [no segundo turno]. Lembrando que Bolsonaro venceu Fernando Haddad em 2018 por 55% versus 45% e ganhou com uma dianteira perto de 11 milhões de votos. Se a eleição fosse agora, [o presidente] perderia por uma margem de 23 milhões [para Lula]”, afirmou Antônio Lavareda à coluna.

    Robusto eleitoralmente, este número coloca o ex-presidente com uma vantagem tão folgada que, para o cientista político, pode empurrar o eleitor brasileiro para o voto útil no primeiro turno, à medida que o dia 2 de outubro, data da primeira etapa do pleito, for se aproximando do calendário eleitoral.

    “Numa eleição em que se discute a ocorrência ou não do segundo turno, a correlação de forças no cenário testado dessa segunda volta será um fator decisivo caso a lógica do segundo venha a percolar as decisões finais dos eleitores na primeira rodada”, completou ele, que é um dos mais respeitados especialistas em pesquisas eleitorais no Brasil.

    Continua após a publicidade

    Fica claro com o raciocínio de Antônio Lavareda que, se Lula mantiver essa vantagem sólida contra Bolsonaro nos próximos 68 dias, a lógica do voto útil pode esvaziar os outros candidatos daqueles eleitores que prefeririam eles, mas, em primeiro lugar, não querem o atual presidente – de jeito nenhum.

    Hoje as pesquisas mostram o petista vencendo em alguns cenários já no primeiro turno ou indo para o segundo turno por estar em empate técnico com a soma dos votos de todos os outros candidatos. E é isso o que mais se discute nas rodas políticas. Com esse quadro atual, a aproximação do dia da eleição pode resolver a questão para o PT de uma vez por todas.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.