Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Lula vira o jogo sobre Bolsonaro

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 14 out 2022, 11h08 - Publicado em 5 out 2022, 17h08

Se a campanha de Jair Bolsonaro havia largado na frente com os apoios contundentes que o presidente recebeu nesta terça, 4, o cenário mudou com as alianças feitas por Lula nesta quarta, 5, em especial uma que pode dar a ele votos fundamentais no dia 30 de outubro.

Depois de almoçar com o ex-presidente, a candidata Simone Tebet manifestou publicamente seu apoio ao petista no segundo turno da eleição.

Em transmissão ao vivo, a terceira colocada na disputa deixou claro que não vai se omitir e pediu “desculpas” aos aliados que lhe pediram neutralidade.

Com a responsabilidade e ética que marcaram sua campanha, a senadora mostrou que sabe a importância do momento.

“Aprendi ao longo da minha vida pública que não se luta apenas para vencer, mas para defender projetos, iluminar caminhos e plantar sementes para uma colheita coletiva”, disse ao agradecer pelos 4,9 milhões de votos que teve no país.

Continua após a publicidade

O apoio da emedebista é um sinal forte para Lula e pode resultar em uma transferência de votos real em direção ao ex-presidente.

Na visão de cientistas políticos, os votos de Simone são pessoais. Os eleitores escolheram ela, e não o MDB, ao votarem no domingo.

Por isso, esse apoio contundente a Lula pode ser a vantagem a mais que o petista precisa para garantir a vitória no segundo turno.

Durante seu discurso, Simone apareceu emocionada e fez uma clara diferenciação entre Lula e Bolsonaro.

Continua após a publicidade

“Depositarei nele o meu voto porque reconheço no candidato Lula o seu compromisso com a democracia e com a Constituição, o que desconheço no atual presidente” afirmou.

Ao contrário de Ciro Gomes, que fez um papelão ao simplesmente acatar a orientação de seu partido, Simone Tebet se posicionou por reconhecer a importância do momento que os brasileiros vivem.

A decisão da senadora – e não só dela, mas também a do governador do Pará, Hélder Barbalho, e do ex-presidente Fernando Henrique – mostra sua força e deve ser motivo de celebração dentro da campanha de Lula, que agora se fortalece ainda mais para realizar seu sonho de voltar ao poder.

O jogo de disputas por apoio virou.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.