Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Lira dá “sim” a todos os pedidos dos governadores

Segundo um dos políticos presentes na reunião, presidente da Câmara deixou Bolsonaro sozinho na nova disputa com os estados

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 2 mar 2021, 20h51 - Publicado em 2 mar 2021, 18h50
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.
    O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. (Evandro Éboli/VEJA)

    O presidente da Câmara, Arthur Lira, deu o seu “sim” a todos os pedidos apresentados pelos governadores, segundo um dos políticos presentes na reunião desta terça-feira, 2. Na avaliação do experiente governador, Lira deixou o governo federal só na nova disputa com os estados.

    Publicidade

    Todos os temas receberam a concordância de Lira, que se sensibilizou com os estados e não demonstrou ter sido convencido pela narrativa do presidente Jair Bolsonaro. Vacinas, retomada do auxílio emergencial, recomposição dos recursos para a Saúde, incluindo a manutenção dos recursos vinculados (saúde e educação ) assim como o pacto federativo, rechaçando inclusive essa “iniciativa do presidente de mexer na tributação do ICMS”.

    Publicidade

    Desde o fim de semana, Bolsonaro iniciou um novo capítulo do embate com os governadores, após o agravamento da pandemia. Com o esgotamento dos leitos hospitalares em diversos estados, governadores retomaram medidas em série, como o lockdown – tudo para conter o avanço do coronavírus. Bolsonaro discorda de todas, como sabemos. 

    Depois de criticar os governadores e dizer que eles teriam que pagar pelo auxilio emergencial, Bolsonaro postou uma lista de valores que o governo teria repassado para todos os estados. Governadores escreveram uma carta contestando, dizendo que o presidente misturou transferências constitucionais, com os repasses por causa da pandemia e a suspensão do pagamento de dívida. Além de misturar alhos e bugalhos, inflou os valores.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.