Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Como o embaixador Fred Meyer foi recebido no Itamaraty após crise

Exposto a extremo constrangimento, o diplomata permaneceu impassível - ganhando ainda mais admiradores no ministério das Relações Exteriores

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 10h09 - Publicado em 21 fev 2024, 11h27
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O embaixador do Brasil em Israel, Fred Meyer, está tendo um comportamento exemplar na crise diplomática entre os dois países, após o presidente Lula comparar os crimes de guerra de Israel na Faixa de Gaza com o Holocausto.

    Como informou a coluna, uma parcela importante do corpo técnico do Itamaraty não está de acordo com equiparação feita por Lula. Considera um erro.

    A avaliação é a de que a paridade sobre uma questão tão sensível não foi o melhor caminho encontrado pelo presidente brasileiro para expor sua visão legítima sobre a guerra.

    Segundo diplomatas, Lula saiu do tom considerado adequado – o de críticas corretas e contundentes ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, pelo assassinato de mais de 30.000 palestinos e a diáspora de outro 1 milhão deles.

    Até o momento em que Lula mantinha a crítica ao ato terrorista do Hamas — sendo até mais firme em relação à reação de Israel, que impôs o horror ao povo palestino —, o corpo técnico acreditava que o petista estava correto.

    Continua após a publicidade

    A distorção feita por Lula sobre o Holocausto, contudo, é vista como um erro que pode colocar a credibilidade internacional do país em xeque.

    Por isso, Fred Meyer está sendo elogiado dentro do ministério das Relações Exteriores.

    Mesmo com uma visão crítica desse trecho do posicionamento de Lula, o Itamaraty acredita que Israel também saiu do tom na réplica, levando o embaixador Fred Mayer para um “tour didático” no museu do Holocausto, com uma coletiva em hebraico na qual o ministro de Estado desancava Lula de forma grosseira e inconsequente.

    Continua após a publicidade

    Aliás, diga-se de passagem, é a cara da política externa de Israel.

    Internamente no Itamaraty, contudo, acredita-se que o diplomata é o profissional certo para o posto nesse momento de crise entre os dois países.

    Sem aumentar a tensão com sua postura – como um bom profissional da diplomacia o faz – Meyer ganhou ainda mais admiradores no ministério das Relações Exteriores.

    Continua após a publicidade

    Exposto a extremo constrangimento, o embaixador permaneceu impassível. No Museu do Holocausto, diante de um descontrolado Israel Katz falando deliberadamente em hebraico, ele não se humilhou, nem confrontou. E fez isso com o seu semblante sério, mas sereno. Foi colocado numa posição muito difícil e mostrou ser um profissional.

    Com mais de 40 anos de carreira, ele sempre foi muito admirado pelos colegas nas passagens que teve em outros sete países, incluindo Iraque, Cuba e a antiga União Soviética.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.