Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Alexandre de Moraes acerta em cheio um aliado de Bolsonaro

Entenda 

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 8 dez 2022, 12h49
  • Seguir materia Seguindo materia
  • (Brasília - DF, 16/08/2022) Solenidade de Posse dos Ministros Alexandre de Moraes e Enrique Ricardo Lewandowski nos cargos de Presidente e Vice-Presidente do TSE. Foto: Isac Nóbrega/PR
    Jair Bolsonaro e Alexandre de Moraes (Isac Nóbrega/PR)

    Depois de acertar na prisão do empresário Milton Baldin, que sugeriu que CACs e caminhoneiros fossem a Brasília participar dos atos antidemocráticos em frente aos quartéis, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu mais um tiro certo ao mandar afastar o prefeito de Tapurah, no Mato Grosso, por também incentivar os protestos golpistas.

    O prefeito Carlos Capeletti fez um discurso após a vitória de Lula nas eleições ameaçando tomar uma atitude se o Exército não agir para impedir a posse do presidente eleito.

    “Se até o dia 15 de novembro o Exército não tomar alguma atitude em prol da nação brasileira e da nossa liberdade, nós vamos tomar uma atitude. Se até lá o Exército não tomar uma atitude, vamos nós fazer uma nova Proclamação da República”, disse o prefeito.

    A afirmação acende um alerta e atenta contra a democracia. Carlos Capeletti claramente incitou manifestantes insatisfeitos com a derrota de Bolsonaro a agirem por uma “nova proclamação da república”. Tradução? Golpe!

    Para o ministro Alexandre de Moraes, a fala do prefeito se enquadra em um “incentivo de lideranças políticas que fomentam e encorajam o engajamento em atos de distúrbio social”.

    Continua após a publicidade

    Mais uma vez, Moraes está certo.

    O que esse grupo pretende é tumultuar o ambiente político, questionar a segurança do processo eleitoral e usar pessoas para atrapalhar o bom andamento da democracia no país. O ministro determinou que Carlos Capeletti seja afastado da prefeitura e que o vice-prefeito assuma o cargo.

    O trabalho que Moraes tem feito em prol do Brasil é valioso. O ministro tem a coragem de parar os impulsos extremistas de líderes e manifestantes que não aceitam a derrota. Com a decisão sobre o prefeito, Moraes dá mais um passo no xadrez político contra o bolsonarismo para colocar os extremistas para fora do tabuleiro (ou para dentro do xadrez, nesse caso, o xilindró).

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.