Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

A peça que faltava no quebra-cabeça do golpe de Bolsonaro

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 15 Maio 2024, 23h49 - Publicado em 16 jun 2023, 10h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A reportagem de capa de Veja desta semana é a mais forte comprovação da conspiração contra a democracia dentro do governo Jair Bolsonaro. A pressão do subchefe do Estado-Maior do Exército, coronel Jean Lawand, é explícita. E há um roteiro completo do que fazer para derrubar a democracia. 

    O relatório “Forças Armadas como poder moderador” revela ainda que militares golpistas foram fundo no projeto de convocar Exército, Marinha e Aeronáutica para derrubar a democracia. 

    Chamam atenção alguns pontos: a hora em que o coronel Lawand diz que seu colega de farda – o general Edson Skora Rosty (subcomandante de Operações Terrestres) – afirmou que, se o Exército recebesse a ordem, iria cumpri-la prontamente. 

    Rosty ainda teria dito algo que é a chave para entender a contaminação do Exército: “Se a cúpula do EB não está com ele, de divisão para baixo está”. Ou seja, os generais de divisão ou conhecidos por terem três estrelas. O posto é intermediário entre os generais de brigada e do exército.

    Ocorre que são eles que colocam a mão na massa. Ou melhor: que comandam uma grande unidade militar podendo somar um efetivo entre 10 mil e 20 mil homens.

    Continua após a publicidade

    E hoje onde está esse possível defensor do golpe, o general Edson Skora Rosty? Praticamente na mesma função. Portanto, o Exército continua protegendo os seus, independentemente do que façam – assim como ocorreu na ditadura militar.

    A matéria de Robson Bonin ajuda diretamente a investigação feita na CPI dos atos golpistas de 8 de janeiro. A peça se encaixa perfeitamente no quebra-cabeça do golpe. E poderá ser o fio condutor entre as várias conspirações dentro do governo Jair Bolsonaro.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.