Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

A carta na manga do ministro de Lula

Ou... o ativo político do integrante do primeiro escalão petista, que usa o humor para desarmar o adversário

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 12 Maio 2023, 16h42 - Publicado em 12 Maio 2023, 16h39
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O titular da justiça do governo Lula 3 é um verdadeiro frasista. Além das declarações e respostas recheadas de ironia e bom humor, Flávio Dino é também dono do maior engajamento na internet entre todos os ministros.

    “Justiça é dar a cada um o que é seu. Se a pessoa faz um debate sério, eu respondo com seriedade. Se a pessoa está lá tentando proliferar fake news, agressividade e se comportando de um modo ridículo, eu uso um recurso retórico para sublinhar o ridículo”, disse o ministro em entrevista ao G1.

    Figura assídua nas audiências públicas na câmara e no senado (ele faz questão de ir ao congresso toda vez que é chamado, já compareceu várias vezes e tem mais de cinquenta pedidos de participação em seu nome), o ministro da justiça tem viralizado com suas respostas.

    “Não precisa o senhor ir para porta do Ministério da Justiça fazer vídeo de internet porque se o senhor é da Swat, eu sou dos Vingadores. O senhor conhece o Capitão América? O Homem-Aranha? ”, disse o ministro, provocando risadas.

    Após a declaração, virou meme na pele do Incrível Hulk, Capitão América e Homem Aranha. “Confesso que gostei”, respondeu.

    Continua após a publicidade

    Em outra ocasião, cansado após passar pela sabatina de seus adversários, ainda conseguiu espaço para brincadeira: “Tenho certeza que minha esposa está feliz porque os senhores estão contribuindo para minha dieta, porque eu não tenho almoço”.

    Mas nem só de respostas bem humoradas vive o ministro.

    Enquanto várias pastas alegam que o governo começou de forma lenta e confusa, o Ministério da Justiça não pode dizer o mesmo. Flávio Dino enfrentou a tentativa de golpe de 8 de janeiro. Depois disso, arregaçou as mangas contra os garimpeiros nas terras Yanomami e agora sua mais recente missão é desarmar o bolsonarismo (tarefa bastante difícil, essa).

    Continua após a publicidade

    Semana passada, após o novo prazo para regularização dos CACs, comandou a operação contra os ilegais, apreendendo 47 deles e informando ter mais de 6 mil na mira. É bastante trabalho.

    Uma pessoa como ele é fundamental nesse momento. Depois de passarmos quatro anos assistindo a debates estressados, radicais e violentos, ver um ministro desarmando seus adversários com humor tem um enorme valor político para Lula.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.